Na pirâmide, o grupo das carnes e ovos encontra-se no mesmo nível do grupo de leite, queijos e iogurte e das leguminosas, sendo também importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais.
As proteínas presentes nesse grupo são consideradas “proteínas de alto valor biológico”, já que fornecem todos os aminoácidos essenciais ao organismo em quantidades balanceadas.
Chamamos de carne todas as partes comestíveis de animais, incluindo músculos, gorduras e vísceras, sendo composta basicamente de tecido muscular (fibras musculares: actina e miosina), conjuntivo (função estrutural, formado por colágeno e elastina) e adiposo (gordura, principalmente saturada). Pode ser dividida em carne vermelha (bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos, eqüídeos e coelhos) e branca (aves e peixes), sendo que a sua qualidade, sobretudo com relação à maciez e quantidade de gordura, depende da espécie, raça, sexo, idade e ambiente de criação do animal. Deve-se evitar o consumo de produtos industrializados e processados, como embutidos (mortadela, salame, presunto) e hambúrgueres, e também de cortes mais gordos, que incluem picanha, fraldinha, acém, capa de filé, filé de costela, contrafilé, ponta de agulha, paleta e pescoço.
Já os ovos são definidos como corpos unicelulares que se desenvolvem no ovário de animais, sendo provenientes de galinhas, patas, codornas, gansas, avestruzes, tartarugas e peixes. Com o consumo mais comum, os ovos de galinha podem ser de dois tipos: os de casca branca e os de casca marrom, embora, em termos qualitativos, não há diferenças entre eles. A clara é formada por água e proteínas, enquanto na gema encontramos lipídeos (entre eles o ômega-3 e o ômega-6), proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais. Comparando-se os ovos de outros animais, encontramos diferentes tamanhos, pesos e, consequentemente, quantidades de calorias e gordura, sendo a composição nutricional muito semelhante a dos ovos de galinha.
Este é um grupo de grande importância nutricional, sobretudo por fornecerem proteínas de alto valor biológico e de boa digestibilidade, além de importantes vitaminas (B6, B12, niacina e biotina) e minerais (ferro, cobre, cromo e zinco) devendo, portanto, fazer parte da alimentação diária. Recomenda-se um consumo de aproximadamente 1 ou 2 porções diárias (veja figura abaixo), seguindo as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira:
- Se possível, consuma carnes frescas de aves e peixes.
- Antes do preparo, descarte toda a gordura visível das carnes frescas e também a pele e a gordura de aves.
- Dê preferência a cortes de carnes mais magros.
- Evite utilizar produtos de carne processada, como hambúrgueres e salsichas, que geralmente apresentam alta porcentagem de gordura e sódio. Assim como carne seca, lingüiça e demais embutidos.
- Coma peixe fresco pelo menos duas vezes por semana.
- Utilize ovos. Prefira-os cozidos, mexidos ou como omelete preparados com pouco ou nenhum óleo.
- Use pouco ou nenhum óleo também para preparar carnes. De preferência a preparações cozidas, assadas e grelhadas.
|
Porções de carnes e ovos |
Um abraço
Equipe Moryba