O morango é uma fruta muito apreciada pela maioria das pessoas, tanto por seu sabor, aroma, quanto por formato de pequeno coração. Crianças e adultos adoram essa fruta em doces ou ao natural e tem nela uma referência na escolha da sobremesa, pois, como são muito versáteis na culinária, servem tanto para serem consumidos com açúcar, chantilly, ou na forma de sorvetes, iogurtes, pavês, tortas, cremes, bolos e tantas outras iguarias deliciosas.
Origem
Originalmente o morango é nativo da Europa – conhecido desde o tempo dos romanos – 200 a.C - onde crescia espontaneamente em montanhas. Teve sua qualidade melhorada e seu tamanho aumentado pelos agricultores franceses, ingleses, alemães e italianos, até chegar ao que conhecemos e saboreamos como morango nos dias atuais. No Brasil, seu cultivo se adaptou melhor ao clima do sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul e o tempo da safra é agora: de julho a novembro.
Fatos nutricionais interessantes do MORANGO
Essa fruta, repleta de fitoquímicos e cujo nome científico é Fragaria ananassa, pertence à família das Rosaceae, que inclui as rosas, as macieiras e as ameixeiras. Do ponto de vista botânico, a Fragaria ananassa não é considerada fruta e sim uma “falsa fruta”, pois a polpa do morango não cresce a partir dos ovários da planta e sim do receptáculo da flor do morangueiro.
Na realidade, o morango é um fruto agregado, composto de muitos pequenos frutos, que formam um único receptáculo carnudo. Os pontinhos amarelos ou brancos, do lado de fora do morango, que a maioria das pessoas chama de sementes, e que são conhecidos pelos botânicos como "aquênios", faz os morango ser muito rico em fibras - 1 / 2 xícara com morangos, tem mais fibra do que uma fatia de pão de trigo integral.
Informação Nutricional do MORANGO
Se você não aprecia morango, deveria ao menos incluí-lo na sua alimentação, por conta dos seus muitos benefícios nutricionais e à saúde. Morangos têm um alto teor de Vitamina C, Fibras, Folato, Potássio, maior até que o encontrado na maioria das frutas cítricas. Contém também aminoácidos e cálcio. Além desses nutrientes muito importantes, estudos recentes mostram que o consumo diário de uma porção de 8 a 10 morangos pode auxiliar na redução da pressão arterial, suprir 93% das necessidades diárias de Vitamina C e 20% do magnésio. Mesmo sendo rico em nutrientes é pobre em calorias: essa quantidade de 8 a 10 morangos representa apenas 49 Kcal!
Sobre os fitonutrientes antioxidantes, que também são encontrados no morango, como a elagitaninos e quercetina, eles estão sendo estudados por pesquisadores como preventivos potenciais para o câncer, doenças cardiovasculares e as condições cognitivas (memória).
Em média, 1 xícara de morangos (8 a 10 morangos) frescos contém* :
Água: 138.24 g
Calorias: 49
Proteínas: 1.02 g
Carboidratos: 11.67 g
Fibras: 3.0 g
Colesterol: 0 mg
Cálcio: 24 mg
Ferro: 0.64 mg
Magnésio: 20 mg
Fósforo: 36 mg
Potássio: 233 mg
Sódio: 2 mg
Zinco: 0.21 mg
Vitamina C: 89.4 mg
Tiamina: 0.036 mg
Riboflavina: 0.033 mg
Niacina: 0.587 mg
Ácido Pantotênico: 0.190 mg
Vitamina B6: 0.071 mg
Folato: 36 mcg
Vitamina A: 18 IU
Vitamina E: 0.44 mg
Fonte*: USDA Nutritional Database
Alguns cuidados importantes
Mas, apesar da linda aparência e todos os benefícios nutricionais que o morango oferece, na hora de consumir ou preparar suas deliciosas receitas, procure tomar algumas precauções: se ele não for de origem orgânica, pode conter agrotóxicos. Quando for comprar, observe a cor: quanto mais vermelho, melhor. Isso é indicação que ele está maduro e que os pesticidas já perderam parte do efeito. Também sinta a firmeza, odor e olhe bem os morangos do fundo da caixinha. Higienização: lave um a um com água corrente e depois os coloque em uma solução de água com um punhado de bicarbonato de sódio ou vinagre por uns 15 minutos. Enxágüe abundantemente. Conserve em geladeira.
E, delicie-se!!
Abraços
Equipe Moryba
Refs.:www.strawberry-recipes.com; www.fountia.com/strawberry; www.heavenskitchen.com.br; www.brasilescola.com.br