terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sustentabilidade : Como posso economizar o gás e eletricidade da cozinha?

Não tem como ! Falar de  sustentabilidade, além de muito atual é de suma importância para nos comprometermos na preservação dos recursos naturais do nosso planeta e do seu  futuro. Por isso , vamos dar continuidade ao tema, abordando algumas formas de economizar na cozinha, quando no  preparo de alimentos e  na utilização de fogão a gás, elétrico ou no forno de microondas.


Algumas dicas importantes ao usar seu  fogão  :

  • Aprenda a cozinhar ou dê preferência a utilizar  panela de pressão, no caso de alimentos que exijam mais tempo de cozimento. Além de ser muito mais rápido, pode-se   economizar até  70% do gás ou  energia – no caso dos fogões elétricos. Além disso, "os alimentos perdem menos propriedades já que as vitaminas suportam melhor temperaturas elevadas durante pouco tempo que temperaturas mais baixas durante um tempo prolongado” . O consumo de água também é menor quando se utiliza uma panela de pressão, pois ela  permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o vapor escapar, a não ser através de um orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão. Quando em uso, desenvolve-se uma pressão elevada no seu interior. Um dos segredos é abaixar o fogo quando a saída do vapor começa a fazer barulho na válvula. Isso é sinal de que o interior da panela está sob alta pressão e o fogo alto não adiantaria em nada o cozimento. 
  • Outra forma de economizar é tampar as panelas comuns enquanto cozinha ou ferve a água, para aproveitar o calor que se perde se estiver destampada.  Após a fervura, a água mantém a mesma temperatura, portanto, o fogo estar alto não faz com que o alimento cozinhe mais depressa. Abaixando o fogo você economiza até 30% do gás (ou energia) . Tampar a panela pode gerar uma economia entre 30% e 50%.
  • Ao cozinhar os alimentos, procure cortá-los ao máximo e usar a quantidade adequada de água (nunca a mais), para que o cozimento seja mais rápido. Alguns alimentos como feijão, soja, grão-de-bico,  podem ser deixados de molho durante uma noite, ficando assim mais macios e cozinhando mais depressa.
  • Deixe as bocas grandes do fogão para as panelas maiores. Nas menores, use as bocas pequenas que são mais econômicas.
  • Planeje o uso do forno. É necessário um gasto de gás muito grande para mantê-lo aquecido, portanto, procure deixar os alimentos para assar em um mesmo dia, sem desligá-lo entre um e outro.
  • Nos fogões a gás, sempre se certifique  de que está tudo em ordem com a mangueira e com o botijão, para garantir sua segurança e evitar desperdícios. O teste para saber se há vazamentos de gás é antigo e sempre funciona. Basta fazer uma espuma com a esponja e colocar sobre a boca do botijão. Se fizer bolhas, é porque há vazamento e deve ser solucionado imediatamente.
  • Preste atenção na cor da chama do seu fogão a gás . Se ela estiver amarelada, as bocas podem estar desreguladas ou sujas, o que causa um maior consumo de gás . Por este motivo, lave-as sempre com detergente e água fervente e use palito de madeira ou fios de nylon para a limpeza interna e desentupimento. Se necessário, chame um técnico para fazer os reparos necessários. A cor ideal  da chama é sempre azulada.
  • Escolha a panela do tamanho adequado para o que você deseja preparar. Usar panelas muito grandes faz com que o gasto do gás seja maior.
  • Durante o cozimento de alguns alimentos em água, seu vapor  pode ser aproveitado cozinhar legumes - o que é muito mais saudável. Para isso, você pode encaixar uma cestinha de metal com os legumes sobre a  panela do cozimento e terá legumes ao vapor em poucos minutos !
  • Forrar fogão com protetores de alumínio, além de evitar riscos e manchas , potencializa o aquecimento das panelas, direcionando o calor onde interessa. São vendidas  folhas de alumínio específicas para o fogão, já no formato adequado.
  • Ao assar alimentos que demandam maior tempo, cubra-os  com papel alumínio , pois o cozimento interno deles será mais rápido.
·         Se você quer comprar  um fogão, procure os   que possuam melhor aproveitamento de gás ou  que consumam menos energia elétrica. Para saber o consumo, basta checar o selo do Procel. Se decidir comprar fogão elétrico, lembre-se de que espirais tendem a ser mais baratas e eficientes do que placas sólidas ou de cerâmica. Se optar pela eletricidade, considere usar placas de indução, que são 30% mais eficientes que as tradicionais. Cada placa de indução tem uma chave e uma espiral indutora eletromagnética.  Quando uma panela é colocada sobre a placa, cria-se um campo magnético, que aquece a panela, mas não o fogão. O desperdício é pequeno, e o controle da temperatura é mais preciso.

    Importantíssimo para a sustentabilidade !
LEMBRE-SE QUE O GÁS DE COZINHA É NOCIVO AO MEIO AMBIENTE  E CONTRIBUI PARA O EFEITO ESTUFA, POIS É ORIGINADO DO PETRÓLEO. PORTANTO, O SEU USO DEVE SER CONTROLADO E EXIGE CUIDADOS POR SEGURANÇA.

Economizando com o  Microondas :

·        Planeje suas refeições, principalmente, os descongelamentos. Se você já sabe que vai ter que descongelar feijão, carnes ou peixes no dia seguinte, deixe-os descongelando naturalmente durante a noite, na pia ou mesmo dentro da geladeira
·        Microondas agem aquecendo partículas de água. Por isso, alimentos líquidos como sopas ou feijão esquentam muito mais rápido. Seguindo esse raciocínio, adicione uma pequena quantade de água à sua refeição e você economizará tempo e energia.
·        Nunca se esqueça: aparelhos em stand-by consomem até 15% da conta de luz!  Desligue o microondas da tomada sempre que não for usá-lo.
·        Cubra os alimentos com uma tampa apropriada; assim você aproveita o vapor quente que eles exalam durante o aquecimento e não suja seu microondas.
·        Utilize preferencialmente refratários brancos, que refletem o calor ao invés de absorvê-lo.
·        Ao adquirir um novo forno, atente à sua eficiência energética. Muitas vezes alguns reais a mais no ato da compra se tornam centenas de reais economizados ao longo dos anos.
Esperamos que essas dicas de sustentabilidade na cozinha tenham sido úteis.
Passe-as adiante ! Siga-as, simplesmente !  Um simples gesto seu de economia,  dia-a-dia , somadas às outras pessoas com esse senso responsável, farão o mundo muito melhor amanhã !

Abs,
Equipe Moryba

Fonte :
http://mudeomundo.com.br/dicas/como-economizar-energia-microondas/

 
 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sustentabilidade Alimentar : receitas de aproveitamento integral de alimentos

Quando falamos  em sustentabilidade alimentar, intencionamos  levar até você uma nova maneira de agir e pensar  em relação aos alimentos. Procuramos promover   o trabalho de  Ongs e entidades, cujo  pessoal técnico se esmera em encontrar soluções para que os recursos naturais de nosso planeta -  nesse  caso,  alimentos -  não venham a faltar em nossas mesas daqui alguns anos.
Mesmo as pessoas  que sabem aproveitar bem os alimentos, às vezes,  lhes falta imaginação ou mesmo tempo,  para criar receitas que utilizem sobras ou cascas, talos ou folhas -   partes de alimentos,   que normalmente desprezamos. O aproveitamento pode se tornar um hábito  bastante saudável e eficaz no cuidado do meio ambiente. É uma questão de começar...
Ao perguntar  às pessoas mais velhas, que viveram em época de menor oferta de produtos industrializados, nota-se que a “reforma” de sobras de alimentos e utilização de parte de frutas, legumes e verduras que hoje descartamos,  era uma opção não somente interessante e econômica como também uma constante nos lares brasileiros. Quem nunca se deliciou com  um bolinho de sobras de arroz? Ou um sanduíche de carne assada desfiada , que sobrou do almoço anterior?
A casca do abacaxi, por exemplo, quando devidamente lavada , fervida com água e coada,  torna-se  num delicioso suco. Se misturarmos  a ele um pouco de gengibre e mel, temos um   chá perfumado para os dias frios ! Simples, não? 
Vamos postar abaixo algumas receitas retiradas do livro referência nesse assunto, o Mesa Brasil SESC (consulte-o na íntegra -  link do rodapé deste texto)  – que ensina o aproveitamento integral de  alimentos, cujas cascas, talos e folhas    costumeiramente jogamos no lixo. Um estímulo  para  você arregaçar suas mangas, vestir  a camisa da sustentabilidade e  fazer o seu  melhor com os recursos alimentares :

 Sobras de pão :

Bolo de pão com legumes 
Ingredientes
• 1 kg de pão picado
• 1 litro de leite
• sal a gosto
• pimenta a gosto
• 3 ovos
• 3 colheres (sopa) de maisena
• 1 cebola
• salsa picada
- Legumes e talos (de couve-flor, brócolis e beterraba)  picados
• 3 colheres (sopa) de margarina

Modo de Preparo
Amolecer o pão no leite. Temperar com sal e pimenta, acrescentar salsinha picada, cebola ralada, margarina,
legumes e talos picados, gemas e maisena. Misturar bem. Por fim, acrescentar claras em neve. Colocar em uma forma untada e levar para assar em forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

Cascas de Berinjela :

Molho de casca de berinjela para macarrão
Ingredientes
• 2 dentes de alho picados
• 3 colheres (sopa) de óleo
• 2 copos (americanos) de casca de 3 berinjelas cortadas
em tiras de mais ou menos 1cm de largura
• 1 1/2 copo (americano) de água
• sal e pimenta a gosto
• 1 colher (chá) de orégano
• 4 tomates cozidos sem casca e peneirados ou 6 colheres (sopa) de polpa de tomate
Modo de Preparo
Dourar o alho no óleo. Juntar as cascas de berinjela e
refogar por 5 minutos. Acrescentar a água, o sal, a
pimenta, o orégano e os tomates. Cozinhar por cerca de 5 minutos até engrossar ligeiramente.
OBS.: este molho é suficiente para meio pacote de macarrão.



Casca de Abacaxi  : 
Docinho de abacaxi com côco :
Ingredientes
• 2 xícaras de suco de casca de abacaxi
• 2 xícaras de resíduo da casca de abacaxi
• 1 xícara de côco ralado
• 3 gemas
• 2 xícaras de açúcar
• 1 colher (sopa) de margarina
Modo de Preparo
Colocar em uma panela todos os ingredientes e levar ao
fogo para cozinhar, mexendo sempre até soltar do fundo
da panela. Deixar esfriar. Fazer os docinhos enrolando
bolinhas e colocá-los em forminhas de papel.

OBS.: se quiser, pode-se passar as bolinhas em côco ralado.


Abs,
Equipe Moryba


Fonte :
http://www.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/biblioteca/aproveitamento.pdf

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sustentabilidade Alimentar : o que posso fazer para ajudar o planeta?

Depois de anos a fio tratando a natureza como um recurso inesgotável, a humanidade inicia um processo reflexivo sobre o uso de bens naturais com mais discernimento. A mídia está fazendo a parte dela, divulgando com mais assiduidade artigos sobre recursos da natureza que estão se esgotando a passos largos. Em relação à nutrição, aos alimentos , que é a pauta essencial do nosso blog , pensamos uma maneira de abordar esse assunto e refletir em como proceder no nosso dia-a-dia para que os recursos alimentares não desapareçam de repente abaixo de nossos olhos.  A resposta é muito simples: é somente através de práticas sustentáveis que todos podem e poderão ter o acesso ao alimento de forma segura , suficiente e sempre.





Dessa forma, postamos abaixo algumas sugestões coletadas de ONG´s que trabalham especificamente com sustentabilidade , e que podemos nos orientar melhor sobre o assunto :

Frutas e Legumes :
1) Não valorize apenas a aparência na hora da compra: ao preferir legumes com um pouco de terra, você terá um produto que durará mais. Lembre-se de lavá-los apenas na hora de comer. 
2) Escolha produtos cultivados na sua região, pois isso reduz o custo de transporte ( que emite gases de efeito estufa)  e o desperdício;

  3)  Prefira os alimentos de safra

Carnes e Peixes :

 
1)   Na hora de comprar carnes, pergunte no açougue se o frigorífico fornecedor evita do consumo de produtos que venham de áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia.  A JBA-Friboi e a Taeq, fornecem essa informação, inclusive pela internet.

Em relação aos peixes, dê uma olhada na figura abaixo, para evitar comprar os pescados que estão em vias de extinção e para variar o cardápio  :


Embalagens :

Prefira os produtos embalados em  papel ou vidro, que têm menor impacto no ambiente  do que aqueles em plástico ou isopor. Prefira também as embalagens em papel manteiga do que filme plástico.

Algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos dentro de casa:
1)   Faça uma lista de compras: em média, um terço do que compramos em alimentos vai direto para o lixo, porque compramos a mais e estraga. Cada família média brasileira acumula um desperdício anual de 255,5 kg de comida, o que significa que se poupasse o valor jogado fora, a mesma família acumularia quase R$ 1 milhão ao longo da vida;
2)   Nas festas de final de ano, pense numa mesa farta e consciente: primeiro faça uma estimativa do consumo real que a família vai fazer em certo tempo. Então, compre apenas essa quantidade de alimentos e bebidas, para evitar o desperdício.
3)  No caso de sobra de alimentos, tente aproveitar ao máximo. Uma opção é consultar o site http://www.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/receitas/index.cfm, que tem ótimas dicas de como aproveitar bem os alimentos.

4) Informe-se : Tente se manter informado sobre sustentabilidade e de como você pode  fazer sua parte.



Passe adiante :
1)   Comente com seus amigos, colegas de trabalho e de convívio social da necessidade da participação coletiva.





1)   Ensine as crianças - filhos, sobrinhos, irmãos, alunos – a evitar o desperdício desde cedo e  que elas serão a próxima geração de um  mundo que  poderá ser muito melhor.

Abraços,
Equipe Moryba


Fonte :
Manual de Etiqueta 3.0 – Planeta Sustentável - CPFL
figura : http://www.colegioraizes.com.br/raizesdaserra/tag/alimentacao/

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vamos às compras do mês de Novembro? Safra de Frutas, Legumes, Hortaliças e Pescados


Como é de praxe, todos os meses nós reservamos um espaço para divulgar as frutas,  verduras e hortaliças da estação, mas também os pescados, pois qualquer peixe que se preze é , além de muito saboroso, importante fonte de proteína na nossa alimentação . A intenção é que você possa  comprar produtos mais gostosos ( os produtos de safra são sempre mais saborosos e de melhor qualidade) e com um custo menor pela quantidade da produção da época (quem não gosta e precisa economizar?).
Dessa forma, listamos abaixo os melhores  alimentos da época de Novembro,  a fim de  você possa checar nas  feiras, sacolões, supermercados e peixarias :


<> 
Frutas

Abacaxi Pérola
Legumes
Acerola
Abóbora
Banana Nanica
Abóbora Japonesa
Banana Prata
Abobrinha Brasileira
Caju
Abobrinha Italiana
Coco Verde
Berinjela
Framboesa
Cenoura
Jaca
Inhame
Laranja Pera
Maxixe
Maçã  Fuji
Pepino
Maçã Red
Pimentão Amarelo
Mamão Havaí
Tomate Salada
Manga
Maracujá
Hortaliças
Melancia
Alho Porró
Melão Amarelo
Almeirão
Nectarina Nacional
Aspargo
Pêssego Nacional
Beterraba
Tangerina Murcote
Brócolis
Erva Doce
Pescados
Espinafre
Bonito
Nabo
Cação
Corvina
Diversos
Dourado
Alho Nacional
Espada
Cebola Nacional
Manjuba
Peroa
Siri
Sorocaba


Boas compras  !
Abs,
Equipe Moryba

<><><> fonte : http:.www.ceagesp.gov.br/produtos/epoca/produtos_epoca.pdf<><>