Milhões de mulheres em idade reprodutiva apresentam sintomas emocionais, cognitivos e físicos relacionados ao seu ciclo menstrual, conhecidos como tensão pré-menstrual (TPM). Esses sintomas aparecem em vários níveis de intensidade e incluem sensibilidade no seio, constipação ou diarréia, cólicas, retenção hídrica com ganho de peso, fadiga, alterações no humor (irritabilidade,depressão, choro, hipersensibilidade emocional), insônia, suor nas extremidades, tontura, desmaio, dor de cabeça, mudanças no apetite e no comportamento alimentar (compulsão alimentar), dificuldade de concentração, menor rendimento, dor no período de ovulação e acne.
A TPM é resultado da variação hormonal sofrida na segunda metade do clico menstrual, quando há uma queda dos hormônios estrógeno e progesterona, com alívio rápido após o início do fluxo menstrual. Apesar disso, um importante fator relacionado a TPM é a alimentação, uma vez que há alimentos que tanto podem ajudar a controlar os sintomas como podem intensificá-los ainda mais.
Algumas condutas básicas que ajudam a evitar ou amenizar os sintomas da TPM são: eliminar açúcar, sal, cafeína, álcool, carne vermelha e outros alimentos gordurosos; realizar de 4 a 6 refeições por dia, sem pular nenhuma; ingerir maior quantidade de líquidos, principalmente água; praticar exercícios físicos; utilizar técnicas de relaxamento; repousar no período mais agudo; não planejar atividades estressantes para essa fase.
Algumas mulheres queixam-se do aumento de peso durante esse período, que pode estar relacionado tanto a retenção líquida quanto a aumento da compulsão alimentar, principalmente por doces e alimentos mais calóricos. As mudanças hormonais coincidem com o aumento de apetite e pode ser parcialmente responsável por isso. Além disso, o dispêndio de energia aumenta em até 11,5% durante essa fase, o que é atribuído ao efeito da estimulação metabólica do hormônio feminino progesterona e também pode explicar o porquê de algumas mulheres sentirem muito calor durante essa fase.
Há, no entanto, alguns nutrientes que podem ser utilizados com grande sucesso durante essa fase. Magnésio, vitamina B6, ácido fólico e triptofano são os mais importantes, já que ajudarão a controlar os níveis dos hormônios (Veja o video abaixo).
Há também os alimentos com propriedades laxante, diurética e calmante, como o abacate, framboesa, noz, romã, banana, mamão, maracujá, melão, morango, uva, alface, cebola, pimentão, feijão, entre outros, que ajudam a aliviar os sintomas de constipação, retensão hídrica e irritabilidade. O consumo de fibras e suplementos probióticos também vêm sendo amplamente relacionados a prevenção e alívio da constipação, além de as fibras estarem associadas ao controle de estrógeno.
Já alimentos ricos em cafeína, gordura e sal, como café, chá preto, guaraná, chocolate e embutidos devem ser evitados por aumentarem a irritabilidade e a retenção hídrica.
Mas nada melhor do que ter uma alimentação saudável e equilibrada durante toda a vida dar adeus a TPM para sempre!!!
Um abraço
Equipe Moryba