quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pequena no tamanho, mas com muitas propriedades

   Pequenina e muito saborosa, a acerola, ou cereja das Antilhas, é originária da América Tropical. Contém alto teor de vitamina C e carotenóides, sendo também rica em outros nutrientes como tiamina, riboflavina e niacina, ferro, cálcio e flavonóides domo a antocianina. É comercializada na maioria das vezes na forma in natura, de polpa congeladas e suco engarrafado.
   Com relação ao teor de vitamina C, um adulto necessita em média de 75 a 90mg por dia, sendo que essa quantidade é atingida com um consumo de 2 a 3 acerolas, já que cada fruta contém em média 47mg de vitamina C.
   Por todos os nutrientes que contém, a acerola pode ser considerada um ótimo antioxidante, que combate os radicais livres impedindo que estes ataquem as células e prejudiquem o organismo.


Composição nutricional da acerola crua (100g = 20 unidades)

Acerola

     Calorias ___________ 33 kcal
     Carboidrato ________ 8,0 g
     Proteína ___________ 0,9 g
     Lipídeos ___________ 0,2 g
     Fibra alimentar _____ 1,5 g
     Cálcio ____________ 13mg
     Magnésio _________ 13mg
     Ferro ____________ 0,2mg
     Potássio _________ 165 mg
     Riboflavina _______ 0,04 mg
     Niacina __________ 1,38 mg
     Vitamina C _______ 941,4 mg
      (Fonte: TACO, 2010.)


   Todos sabem que a acerola é uma ótima opção para sucos, mas que tal modificar um pouco a receita do tradicional molho vermelho. Segue abaixo uma deliciosa receita de um molho a base dessa frutinha riquíssima.


Molho de acerola

Ingredientes:
-1 quilo de acerola fresca
-água
-sal
-salsinha desidratada

Modo de Preparo
Coloque as acerolas em uma panela e cobra-as com água fria. Leve ao fogo e fervente-as rapidamente, aproximadamente por 5 minutos. Retire a água e bata as acerolas ferventadas no liquidificador. Depois de trituradas, peneire-as em uma peneira doméstica fina. A polpa peneirada deve ser levada ao fogo e acrescentados os demais temperos, sal e salsinha desidratada e/ou outros temperos secos que preferir. Deixe ferver, por alguns minutos, mexendo de vez em quando, e estará pronto um delicioso molho vermelho que substitui perfeitamente o molho de tomates em qualquer receita salgada.
(Fonte: site Mais Você)

Um abraço
Equipe Moryba




Nenhum comentário:

Postar um comentário