Getty Images |
A constipação intestinal, popularmente conhecida como prisão de ventre ou intestino preso, afeta grande parte da população, sobretudo as mulheres. É caracterizada pela ausência da defecação, diminuição do volume fecal com eliminação de fezes extremamente sólidas/secas ou, ainda, pela sensação de esvaziamento incompleto do reto após o ato de defecação.
Suas principais causas são:
- Sedentarismo e insuficiência de exercícios físicos
- Inibição da necessidade de evacuar (negligência ou circunstâncias externas que impedem a evacuação no horário habitual)
- Hábitos alimentares inadequados, com baixo consumo, principalmente, de fibras e água
- Tensão emocional
- Uso de medicamentos
- Perda do tônus da musculatura intestinal (por deficiências nutricionais ou por funcionamento inadequado do sistema nervoso)
- Abuso de agentes laxativos
O tratamento da constipação deve ser baseado principalmente na alimentação, com o objetivo de regularizar o transito intestinal. Aumentar o consumo de fibras é uma das principais recomendações, já que as fibras aumentam o peso e volume fecal, favorecendo o movimento intestinal. O consumo de fibras deve ser feito através do aumento do consumo de frutas (com casca, sempre que possível), legumes e verduras, principalmente cruas. O uso de suplementos a base de fibras ou o uso de farelos como o de trigo, aveia e milho também podem ser indicados quando o consumo de alimentos fonte de fibras é insuficiente para atingir a recomendação de ingestão diária, que é em torno de 25g.
Outro item que não deve ser esquecido é a água, importante para hidratar o organismo e também as fibras. O aumento do consumo de fibras, seguido de ingestão insuficiente de água pode ter efeito contrário ao esperado, provocando piora do quadro de constipação intestinal. O ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.
Controlar a ingestão de doces e produtos industrializados em geral e aumentar o consumo de azeite também são medidas benéficas para o controle da constipação intestinal.
Iogurtes e suplementos simbióticos também são aliados do bom funcionamento intestinal, uma vez que auxiliam a recolonização do intestino por bactérias benéficas para a saúde que estimulam os movimentos intestinais adequados.
Fique atento ao seu funcionamento intestinal. Um intestino saudável funciona de 2-3 vezes por dia até 3 vezes por semana, com evacuação de fezes volumosas, macias e de cor característica. Se seu intestino não funciona dessa forma, o melhor é procurar um médico já que a constipação intestinal pode ser sintoma de alguma doença que requer cuidados especiais.
Cuide do seu intestino e tenha uma pele mais bonita, mais energia e bom humor no seu dia a dia.
Um abraço
Equipe Moryba
Nenhum comentário:
Postar um comentário