Getty Images |
A carambola ou Averrhoa carambola é um fruto originário da Ásia, que foi introduzido no Brasil em 1817 por imigrantes franceses. Seu cultivo em nosso país não é feito em escala, sendo mais popular na região Nordeste, onde pode ser encontrada em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas.
A fruta tem casca fina, sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, é rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitamina C (possui mais vitamina C do que a laranja pêra, por exemplo), além matar a sede e estimular o apetite. Pode ser consumida fresca ou sob forma de compotas, geléias, vinhos, passa, doces ou suco feito da polpa.
Composição nutricional da Carambola |
Apesar de ainda não ter suas propriedades bem definidas, na Índia, o fruto maduro é utilizado na medicina popular para conter hemorragias e no alívio de hemorróidas, enquanto o fruto seco ou o suco da fruta é utilizado para controlar a febre. Já no Brasil, a carambola tem sido utilizada como diurética, no tratamento de eczemas (inflamações na pele) e como antiemética (alívio de enjôos, náuseas e vômitos). Além disso, alguns estudos recentes têm demonstrado uma importante função anti-hiperglicemiante e hipoglicemiante, sugerindo que esta fruta poça ser uma aliada ao tratamento do Diabetes mellitus, por auxiliar o controle da glicemia.
Mas, atenção, nem todas as pessoas podem consumir carambola a vontade.
Pessoas portadoras de insuficiência renal não podem comer carambola. A fruta possui uma toxina natural que, em indivíduos saudáveis é facilmente filtrada e eliminada pelos rins, mas em indivíduos com insuficiência renal a toxina fica retida no organismo, podendo atingir o cérebro e causando sintomas de intoxicação como crise de soluços, confusão mental, convulsões e coma. Portadores de diabetes também devem ter atenção e consultar o médico antes de comer a fruta, já que a doença está muito relacionada a problemas remais.
Aproveite que a carambola está em safra e delicie-se com esta fruta maravilhosa.
Um abraço
Equipe Moryba
Nenhum comentário:
Postar um comentário