terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SUA LINHA DE ALIMENTOS FUNCIONAIS !: O que ocasiona a deficiência de Vitamina B6

SUA LINHA DE ALIMENTOS FUNCIONAIS !: O que ocasiona a deficiência de Vitamina B6: A vitamina B6 é uma vitamina hidrossolúvel  e, como todas as vitaminas solúveis em água, o organismo não pode armazená-la,  pois as quan...

O que ocasiona a deficiência de Vitamina B6


A vitamina B6 é uma vitamina hidrossolúvel  e, como todas as vitaminas solúveis em água, o organismo não pode armazená-la,  pois as quantidades não absorvidas  são eliminadas pela urina.  Isso significa que é necessário  um consumo contínuo dessa  vitamina na dieta para prevenção de doenças e manutenção  da saúde.


A vitamina B6 ajuda o corpo a:

           ·      Produzir anticorpos.
           ·      Manter  a saúde do sistema nervoso
           ·      Manter os níveis de hemoglobina
           ·      Quebrar a proteína - . Quanto mais proteína se 
               come, mais vitamina B6 é necessária
           ·      Manter a glicemia  em n normais
           ·      Atuar no metabolismo de aminoácidos e de 
              neurotransmissores

Fontes alimentares que contém a Vitamina B6 :

ü Abacate
 ü Banana 
 ü Leguminosas (feijão)
 ü Leveduras,





 ü Germe de trigo,
 ü Cereais integrais. 
 ü Carnes em geral e vísceras
 ü Nozes
 ü Aves domésticas
 ü Pães enriquecidos e cereais também contêm vitamina B6 e  
       alimentos enriquecidos









A deficiência de Vitamina B6  pode causar:

 §  Alterações do sistema nervoso
 §  Depressão
 §  Irritabilidade
 §  Boca e língua feridas
 §  Náuseas e vômitos
 §  Anemia
 §  Dermatite Seborreica

Assim como a deficiência de Vitamina B6 causa transtornos a saúde, seu excesso pode causar :

    ·      Dificuldade de movimentação coordenação
    ·      Entorpecimento
    ·      Alterações sensoriais

A dose diária recomendada (DDR) de vitaminas reflete o quanto de cada indivíduo deve  receber em uma base diária. A RDA para vitaminas pode ser usado para ajudar a criar metas para cada pessoa.
Quanto de cada vitamina é necessária depende da idade de uma pessoa e de gênero. Outros fatores, como gravidez e doenças, também são importantes. É sempre interessante pedir a orientação do profissional da saúde a respeito.

Aqui temos consumo diário de Vitamina B6, indicado pela ANVISA, para cada faixa etária :

Adultos – 2mg / dia
Lactentes  - 0,3mg / dia
Crianças :
       6 meses a 1 ano – 0,6mg/dia                                                            
       1 a 3 anos – 1,0mg/dia
       4/6 anos – 1,1 mg/dia
       7/10 anos – 1,4/dia
Gestantes  - 2,2mg/dia
Lactantes – primeiros 6 meses – 2,1mg/dia
                   segundos 6 meses – 2,1mg/dia

No caso de mulheres que fazem uso de contraceptivo, a ingestão da vitamina B6  deve ser aumentada, uma vez que pode haver níveis menores da vitamina no organismo; neste caso, a recomendação de ingestão da vitamina é mais elevada para compensar o deficit.

A melhor maneira de obter as necessidades diárias de vitaminas essenciais é ter uma dieta equilibrada que contenha alimentos variados.

Abs,
Equipe Moryba


Ilustração : fonte : ADAM Inc
Fonte  texto :
http://health.nytimes.com/health/guides/nutrition/vitamin-b6/overview.html
http://www.fsp.usp.br/~marlyac/vitaminab6.pdf

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Vamos apostar em alimentos mais leves em Janeiro?

Janeiro, mês de  verão muito intenso ,  pede que respeitemos as altas temperaturas e invistamos em alimentos leves e de fácil  digestão  na hora das refeições. Tempo muito quente não combina com alimentos pesados e nem com refeições fartas !
Uma boa opção é investir em saladas, legumes grelhados ou cozidos, acompanhados  de uma proteína leve (peixe ou frango),  preparados a partir de  receitas sem muitas complicações,  para não se perder muito tempo na cozinha e curtir melhor as férias e dias de folga.
Na hora da  sobremesa, as frutas são as melhores opções  - pela grande diversidade que ainda temos nessa época do ano - que podem saboreadas inteiras, como salada de frutas, ou ainda na forma de sorvetes bem simples (vide receita abaixo*).
O interessante é,  na hora das compras, prestar  muita atenção nas frutas, legumes e verduras que estão em alta nessa época do ano. Se estão bem fresquinhos, firmes, sem manchas ou machucados (nas altas temperaturas os alimentos naturais tendem a estragar mais facilmente) e na hora do preparo não descuidar da higienização, obtendo-se pratos  saborosos e sem risco de contaminação. 
Além disso, produtos da estação sempre resultam e economia para o bolso e mais saúde! Compare seus preços nas feiras e supermercados ! 

Vide a tabela da safra do Mês de Janeiro :




Fruta e Legume do Mês : 


Aqui escolhemos 2 alimentos para que você conheça melhor suas propriedades e possa prepará-los de forma fácil e apetitosa :

*Graviola



   Fruto muito comum no Nordeste do Brasil, a Graviola, na realidade,  é originária das Antilhas. Tem uma polpa branca, com sabor suavemente adocicado, com sementes semelhantes à Pinha ou Atemoia,  e que tem, em média,  1 a 2 quilos. Muito comum seu consumo no preparo de sucos e sobremesas.
Existem estudos sobre a ação anti-inflamatória das folhas da graviola na  forma de chás, porém o mais divulgado atualmente é a ação do fruto no combate às células cancerígenas, o que ainda não se chegou a nenhum resultado definitivo.
O que se sabe comprovadamente é que a graviola é riquíssima em nutrientes : cerca de 100 gramas da fruta fornecem - em média -60 calorias, 25mg de cálcio, 28mg de fósforo e 26mg de Vitamina C (um terço da recomendação de Ingestão Diária), favorecendo muito a saúde, além de ser muito saborosa !



Sugestão de sobremesa :

Sorvete de Graviola                    


Ingredientes

Serve6 porções
  • 400 g de polpa de graviola
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
  • Modo de preparo

    Prep: 10 min | Tempo adicional: 1 hora 30 min, congelando



A  e agora o legume....



   ** Jiló


Só de pensar em jiló , muita gente faz cara feia e diz que não gosta, pois a fama de ser amargo o faz ser bem rejeitado. Porém, se bem preparado, fica uma delícia !
Na realidade, Jiló não é um legume  e sim um fruto do jiloseiro. Como o consumimos em forma de pratos salgados, acostumamos a pensar nele como um, certo?
O Jiló possui fonte de cálcio, fósforo, Vitaminas A, B e C, com baixo valor calórico, porém, é recomendado como estimulante hepático, digestivo e antidiarreico, devido aos seus componentes que provocam a secreção de sucos gástricos.... e tem um sabor amargo que compensa os benefícios que ele pode trazer ao organismo como proteger o sistema cardíaco, halitose e  auxiliar nas dietas de emagrecimento. 
O ideal é consumir o jiló quando ainda verde, pois se torna mais amargo a partir do momento que começa a ficar mais maduro e amarelado. Portanto,  cuidado na hora da compra !



E aqui uma dica muito fácil e gostosa de preparar seu jiló :

Jiló Assado :  

Ingredientes :
1 kg de jiló
Azeite
Orégano
Alho frito
Sal
Pimenta do Reino

Modo de Fazer :
Lave bem os jilós, corte ao meio e arrume-os numa forma untada com azeite. Polvilhe sobre eles o sal, pimenta, alho e orégano a gosto. Regue um pouco mais de azeite e leve ao forno quente para assar e dourar - até que fiquem bem macios.



Gostou das dicas ? Foram feitas com muito carinho para você ! 
Abs,
Equipe Moryba