Passadas as festas de fim de ano, chega o momento de aproveitar as férias e, principalmente, o verão. Contudo, verifica-se neste momento um aumento no número de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) em todo o país. As DTA são doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados com microorganismos prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas. Seus sintomas mais comuns são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa sequelas, mas para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as consequências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.
A presença das DTA está relacionada não apenas às comemorações de fim de ano, mas também às férias escolares, viagens e carnaval, ocasiões onde as pessoas realizam mais refeições fora de casa e ingerem alimentos provenientes de lugares diversos como ambulantes, vendedores de praia, lanchonetes e restaurantes. Assim, para prevenir as DTA nada melhor que a adoção de procedimentos higiênicos durante a manipulação e escolhas dos alimentos a serem consumidos.
Veja algumas dicas para garantir a segurança dos alimentos que devem ser seguidas durante o ano inteiro:
- Utilize água e ingredientes seguros: água deve ser potável, filtrada ou fervida; os vegetais devem estar frescos e corretamente higienizados, dê preferência as frutas e hortaliças da época.
- Não utilize alimentos vencidos.
- Quando for se alimentar fora de casa, escolha o local com cuidado: observe as condições de limpeza e conservação do local, a higiene dos atendentes e as condições de conservação dos alimentos oferecidos.
- Lave as mãos antes das refeições, antes e durante o preparo dos alimentos, após ir ao banheiro, após chegar da rua.
- Higienize corretamente utensílios e superfícies que possam entrar em contato com os alimentos.
- As áreas de manipulação de alimentos devem ser protegidas de insetos e outros animais. Isso vale tanto para nossa casa, como para estabelecimentos que comercializem alimentos.
- Não permita que alimentos crus (principalmente carnes, aves e peixes) entrem em contato com alimentos cozidos. Os alimentos crus podem conter microorganismos patogênicos (causadores de donças) e contaminar os alimentos prontos.
- Cozinhe bem os alimentos. Estudos comprovam que temperaturas maiores de 70ºC eliminam a maior parte dos microorganismos prejudiciais a saúde humana.
- Os alimentos cozidos não podem ficar mais que 2 horas em temperatura ambiente. Devem ser consumidos logo após o preparo, mantidos a 60ºC ou resfriados rapidamente e armazenados na geladeira.
- Alimentos não devem ser descongelados em temperatura ambiente, mas sim em temperaturas até 5ºC (geladeira). Pode-se usar o forno microondas, mas apenas se este alimento for preparado imediatamente.
Fique atento e aproveite as férias da melhor maneira possível.
Para maiores informações acesse o site da Anvisa, lá você encontrará informações detalhadas sobre a prevenção das DTA.
Um abraço
Equipe Moryba