segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Obesidade Infantil

   Foi-se o tempo em que criança gordinha era sinônimo de saúde. Embora até hoje muitos pais não acreditem que ver seus filhos com as bochechas redondinhas possa ser um problema, a obesidade infantil está aumentando e é atribuída principalmente a fatores ambientais, sócio-culturais e nutricionais, caracterizada pelo excesso de peso resultante de uma ingestão calórica excessiva.
   A obesidade é considerada atualmente como uma doença crônica, que pode provocar ou acelerar o aparecimento de inúmeras doenças, como: hipertensão arterial, aumento da taxa de colesterol e triglicérides, diabetes, depressão, doenças pulmonares, renais e principalmente doenças cardiovasculares como aterosclerose, devido ao acúmulo de gordura no organismo.
   O reconhecimento do problema na infância pelos pais representa um esforço a ser estimulado, uma vez que o tratamento da obesidade infantil é, muitas vezes, negligenciado pela família.
   A educação alimentar deve ser estimulada desde os primeiros anos de vida da criança. Os pais devem adequar a alimentação da criança, ensinar a mastigar devagar, em lugar tranqüilo, sem televisão, evitando refrigerantes e servindo suco natural, evitar alimentos ricos em gordura e açúcares. Eles devem estar atentos ainda à compra do supermercado, mostrando e incentivando a compra de verduras, frutas e legumes, proporcionando também o consumo de alimentos variados, com todos os nutrientes necessários, além de acompanharem o peso e a altura da criança periodicamente, a fim de observar seu desenvolvimento.
   Muitos pais são negligentes na hora de alimentar seus filhos. O alimento não deve ser uma recompensa ou troca de atitude. Os pais não devem usar de “chantagens” ou castigos, para que a criança se alimente. Tal fato pode, assim, ocasionar um distúrbio alimentar. Eles devem ser sensatos, tendo paciência, tranquilidade e dando um bom exemplo, para que a criança produza um comportamento alimentar saudável.
   Um outro problema a ser enfrentado pelos pais é a influência da mídia sobre a alimentação das crianças, uma vez que tem sido cada vez maior o tempo em que elas permanecem em frente a televisão ou computador. Atualmente a mídia dispõe de um bombardeio de propagandas destinadas às crianças, sendo a maior parte de alimentos ricos em gordura e açúcar e desprovidos de valor nutricional adequado ao crescimento infantil.
   Desde o nascimento, através dos hábitos alimentares incorretos, as crianças podem adquirir deficiência de alguns nutrientes e excesso de outros, logo, uma alimentação adequada, provida de práticas alimentares saudáveis incentivadas pelos pais, contendo proporções adequadas de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, água e fibras, irá possibilitar ao organismo a assimilação de nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento adequados.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário