quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O poder da Linhaça

   Mais comum a cada dia, a linhaça vem ganhando mais espaço no cardápio dos brasileiros. Conhecida como alimento funcional, recebeu esse título graças aos inúmeros benefícios que promove a saúde, como a redução dos níveis de colesterol e alívio dos sintomas da menopausa.
   Tais benefícios estão relacionados aos componentes presentes na linhaça, tais como ácidos graxos ômega-3 e 6, lignana e fibras totais. Os ácidos graxos ômega-3 têm ação antioxidante, ajudando o funcionamento do sistema imunológico, a reduzir inflamações e a controlar os níveis de colesterol total, prevenindo assim o aparecimento de doenças cardiovasculares.
   Já as mulheres em menopausa beneficiam-se da presença de lignanas, compostos que atuam restabelecendo os níveis de estrogênio, hormônio que em falta no organismo feminino provoca vários sintomas característicos da menopausa, como os calores. Além disso, as lignanas desempenham ainda um papel importante na prevenção de cânceres de mama, de próstata, de cólon e de pulmão.
   Aquelas pessoas que querem emagrecer ou que tem um intestino preguiçoso também serão favorecidas pelo consumo da linhaça, que contém grande quantidade de fibras, solúveis e insolúveis, que provocam a sensação de saciedade e estimulam o transito intestinal.
   Vitaminas e mineirais? A linhaça também possui: vitamina B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
   Você ainda tem dúvidas de que a linhaça é um super alimento? Que tal adicioná-la ao seu dia-a-dia e observar as mudanças na sua saúde!
   Não sabe como usar a linhaça? Ela pode ser adicionada às saldas, frutas, sucos, pães ou na preparação que preferir. Uma última dica: as sementes de linhaça devem ser moídas no momento do consumo, para evitar as perdas nutricionais e otimizar a utilização dos nutrientes pelo organismo.

Bebida de linhaça

Ingredientes:
1 colher (sopa) de sementes de linhaça
1 fatia de mamão
1 copo de água
2 colheres (sopa) de extrato de soja ou leite de soja em pó

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador por cerca de três minutos e beba em seguida. Evite guardar a bebida para não perder as propriedades da linhaça.

Rendimento: 1 copo.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário