terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Volta às aulas

As férias acabaram e é chegada a hora de voltar à escola, à rotina diária, com direito a reorganização da casa e redefinição ou retomada de regras, que envolvem horário para acordar, dormir, estudar, brincar, e também para realizar as refeições. Nada melhor, então, do que aproveitar esse momento para também reorganizar a alimentação das crianças e adolescentes.

Uma das grandes preocupações dos pais diz respeito à alimentação que seus filhos realizam na escola. Embora atualmente haja algumas restrições às cantinas escolares, as crianças e adolescente acabam tendo contado com inúmeras opções de lanches não saudáveis, como salgadinhos, refrigerantes, doces, entre outros, e mesmo quando há a opção de levar o lanche de casa, muitas vezes o consumo de alimentos industrializados passa a ser ainda maior. Daí a importância de conscientizar os educadores, os pais e os próprios alunos sobre a relação entre alimentação saudável e qualidade de vida.

Sabe-se que hábitos alimentares saudáveis contribuem para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer), além de prevenir deficiências nutricionais de vitaminas e minerais e suprir todas as necessidades energéticas durante a fase escolar.

Neste contexto, a escola tem a responsabilidade de fornecer opções saudáveis em suas cantinas, mas a família também tem dar opções para que as crianças e adolescentes adotem uma alimentação mais equilibrada. O ideal é que a busca por essa alimentação tenha origem nas próprias crianças e adolescentes, mas para isso, os adultos devem incentivar e criar condições para que as informações sobre a importância de uma alimentação equilibrada cheguem até elas, assim como devem garantir o acesso a esses alimentos. Não adianta falar de alimentos saudáveis se as crianças não têm acesso a eles na escola ou em casa.

A melhor opção seria levar o lanche de casa, mas quando isso não é possível, ou houver resistência por parte das crianças e adolescentes, há uma maior necessidade de que eles entendam a importância de se alimentar bem, aprendendo a fazer escolhas saudáveis no ambiente escolar. Não é necessário fazer proibições, mesmo os alimentos mais calóricos podem ser consumidos 1 ou 2 vezes por semana, basta que haja equilíbrio e disciplina nos outros dias da semana.

Os lanches escolares devem fazer parte da rotina diária, pois fornecem nutrientes para que as crianças e adolescentes tenham energia para realizar suas tarefas. Deve-se, no entanto, dar preferências a alimentos mais saudáveis. Veja o que devemos evitar ou preferir colocar na lancheira:

- Evite alimentos não saudáveis: balas; pirulitos; gomas de mascar; biscoitos, principalmente os recheados; refrigerantes; sucos artificiais ou adoçados; frituras como risoles, pastéis e coxinhas; maionese; salgados com salsichas e presunto/ apresuntados; salgadinhos de pacote; pipocas industrializadas e outros que apresentem grande quantidade de açúcar, sal e gordura (principalmente dos tipos saturada e trans) em sua composição.

- Dê preferência à: sanduíche natural sem maionese, frutas in natura, salada de frutas, sucos naturais ou industrializados (com mais de 50% de polpa), frutas secas, suco à base de soja, salgados assados, vitaminas de frutas, preparações culinárias com verduras cozidas, bolos simples enriquecidos com verduras ou frutas, iogurtes e bebidas lácteas, preparações e alimentos regionais como tapioca, beiju, cuscuz, canjica, açaí, milho verde, biscoitos de polvilho, broas.

Exemplo de cardápio adequado para a hora do lanche:

Clique na imagem para ampliá-la
Incentive seus filhos a terem refeições saudáveis, principalmente na escola, esta é uma lição que eles levarão para a vida inteira.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário