terça-feira, 1 de março de 2011

Carnaval e alimentação

Aproveite o Carnaval
de forma saudável
     Carnaval chegando, muita gente organizando a viagem, arrumando as malas, mas e a alimentação, você já pensou nisso?
     Geralmente as pessoas nem se lembram dos cuidados com a alimentação durante o Carnaval. Mas alguns preparos saudáveis são indispensáveis para evitar que os efeitos das bebidas, comidas pouco nutritivas, alto gasto energético, longa exposição ao sol e poucas horas de sono agridam de forma exagerada o organismo.

Antes do carnaval

- Os dias que antecedem a folia devem ser de equilíbrio, para preparar o corpo para a festa. A dica é ter uma alimentação balanceada, longe dos excessos alimentares, rica em frutas, legumes, verduras, grãos e alimentos integrais.
- A hidratação fundamental para garantir disposição nesta época. Inicie a hidratação com antecedência. Para uma hidratação adequada. É necessária a ingestão diária de 2 a 3 litros de líquidos (água, sucos de frutas e água de coco).
- Nas vésperas do Carnaval, aumente a ingestão de carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia, por exemplo. Durante a folia, o gasto energético é maior, sendo comparado ao gasto de um esporte, então é necessário abastecer o corpo adequadamente para suprir esse aumento da necessidade energética.
- Praticar atividade física, principalmente aeróbica, nos dias que antecedem a festa também contribui para aumentar a resistência física e manter o pique durante o Carnaval.

Durante o Carnaval

- Tente se alimentar a cada três horas e fique atento a alguns detalhes: cuidado ao optar por comer em barracas na rua, analise as condições de higiene e armazenamento dos alimentos, tenho certeza que você não quer ter a festa interrompida por uma infecção alimentar (com vômitos e diarréia).
- Evite comidas pesadas e gordurosas e que sobrecarregam o fígado, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas, pois são de difícil digestão dando a sensação de estomago pesado e de moleza.
- Faça uma refeição antes de sair de casa, caprichada em carboidratos (arroz, pães, massas, preferencialmente integrais) para garantir a energia durante a festa.
- Mantenha a hidratação. A atividade física e o calor fazem com que a necessidade de líquidos aumente. A ingestão adequada de líquidos como água, água de coco ou sucos naturais é indispensável para evitar sintomas como fadiga e dores de cabeça, por exemplo.
- Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. As bebidas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos, para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.

Após o Carnaval

- Depois de vários dias “pulando” Carnaval, é hora de voltar ao ritmo. Tenha uma boa noite de sono. O ideal é dormir de 6 a 8 horas ao dia, para se regenerar.
- Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais e fibras, tais como: frutas, verduras e legumes. Eles possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes perdidos no suor. Abuse dos alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas A, E e C e frutas cítricas como laranja, lima, mexerica e abacaxi.
- Uma dieta desintoxicante, com muita água, limonada, água de coco, chá verde, sucos e alimentos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados, ajudará a eliminar as toxinas que podem ter sido acumuladas durante o Carnaval pelo abuso do álcool e de alimentos gordurosos.

     Não importa se você vai aproveitar o carnaval em casa, na rua ou na avenida, cuide da sua alimentação para aproveitar cada minuto dessa festa linda.

Divirta-se
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário