quinta-feira, 10 de março de 2011

Cuidados com a diarréia

Getty Images
     Diarréia é caracterizada pelo aumento do número de evacuações e modificação da consistência das fezes, que passam a ser líquidas ou pastosas. A causa mais freqüente é a intoxicação alimentar, causada quando ingerimos alimentos contaminados por vírus e/ou bactérias patogênicas, mas também pode ocorrer devido ao consumo exagerado de alimentos laxativos, uso de determinados medicamentos e como sintoma de alguma inflamação intestinal.
     No verão, principalmente após feriados como o Carnaval, quando as pessoas viajam mais e alimentam-se fora de casa, é comum acontecer surtos de diarréia, causados principalmente pelo consumo de alimentos e água contaminados. A maioria dos casos é de menor importância e curta duração, não havendo motivos para preocupação. No entanto, quando o problema persiste e se torna freqüente a atenção deve ser redobrada, sobretudo com a hidratação.
     Uma das complicações da diarréia é a desidratação, uma vez que, através das fezes, o organismo elimina grande quantidade de água, e reduz os níveis de dois minerais importantes, o sódio e o potássio, fazendo com que a regulação da água no organismo fique prejudicada. Portanto, assim que ocorrer o primeiro episódio de diarréia, diminua o consumo de alimentos sólidos e ingira líquidos para evitar a desidratação.

Recomendações:

- Beber meia xícara de algum líquido (menos sucos de frutas como laranja, mamão) a cada 15 minutos costuma ser suficiente, atingindo de 2 a 3 litros por dia. Os líquidos mais indicados são água e chá de ervas (camomila, erva-doce, hortelã), e claro o soro caseiro, sendo muito fácil de preparar, adicione 1 colher de sopa rasa de açúcar e uma pitada de sal em um copo de água fervida ou filtrada. Em caso de utilização de produtos comerciais usados para reidratação de esportistas, verifique antes o teor de açúcar, que não pode passar de 10% para não agravar os sintomas, a água de coco é uma excelente opção para substituir essas bebidas industrializadas.
- Quando tiver vontade de ingerir algum alimento, comece com alimentos leves que “prendam o intestino”. Maçãs, bananas e frutas com alto teor de pectina ajudam a conter a diarréia, razão pela qual o suco de maçã sem açúcar tem grande destaque na dieta. Entre outros alimentos indicados, as bolachas salgadas ajudam a repor o sódio e o potássio perdidos. À medida que o intestino voltar ao normal, acrescente batatas, em purê ou cozidas sem casca e ovos cozidos ou pochê (fritos na água). Vá acrescentando outros alimentos aos poucos e em pequenas quantidades.
- As frutas cozidas e os purês de frutas e verduras também são bem tolerados. Não consuma frutas cruas, vegetais com alto teor de fibras (saladas), gorduras e cereais integrais até que o funcionamento do intestino volte ao normal.
- Evite alimentos muito temperados ou com alto teor de gordura (frituras, alguns cortes de carne, embutidos, etc.) até que as fezes voltem ao normal;
- Evite o leite até que os sintomas desapareçam, pois alguns microorganismos causadores da diarréia podem comprometer temporariamente a capacidade de digerir o leite. O consumo de iogurte e suplementos probióticos é recomendado, pois ajuda na recuperação da microbiota intestinal, normalizando as funções do intestino.
- Como o álcool provoca a desidratação e a cafeína estimula o intestino, as bebidas alcóolicas e o café devem ser evitados nas primeiras 48 horas após ter cessado a diarréia.
- Não faça uso de adoçantes à base de sorbitol;
- Não se esqueça de lavar bem as mãos várias vezes por dia e, especialmente, antes das refeições ;
- Não deixe de ferver a água de rios, lagos, riachos ou mesmo a de torneiras nos locais em que não seja tratada, se tiver necessidade de bebê-la;

     Se os sintomas persistirem, o melhor é procurar um médico, além disso, no caso de diarréia em crianças e idosos, a atenção deve ser redobrada, já que a desidratação costuma ser mais severa nesses grupos.


** Lactivos é um produto simbiótico a base de Lactobacillus acidophilus, goma acácia, vitaminas e minerais, indicado para regularizar a função intestinal e repor as perdas nutricionais nos casos de diarréia. Não tem contra indicação. Para saber mais, clique aqui. **

Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário