quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alimentação e funcionamento intestinal

Getty Images
Nós temos visto que o intestino é um órgão muito importante para o funcionamento adequado do organismo, já que é responsável por absorver nutrientes e eliminar aquilo que nosso corpo não utilizará mais. Sendo assim, se você deseja ter saúde e disposição de dar inveja, cuidar desde órgão é algo fundamental e a alimentação é a melhor ferramenta que temos nesse sentido.

Todos sabem que ter uma alimentação balanceada é fundamental para a prevenção de qualquer doença, mas quais são os principais alimentos que agem no intestino?

Para garantir que seu intestino funcione normalmente, três ingredientes são essenciais: fibras (prebióticos), probióticos e água.

As fibras são carboidratos não digeríveis que facilitam o funcionamento intestinal por fornecer nutrientes para os microorganismos intestinais, por aumentar o volume das fezes e por reter a água no interior do intestino, o que contribui para deixar as fezes mais macias e fáceis de ser eliminadas. A Organização Mundial da Saúde recomenda uma ingestão de 25g a 30g de fibras por dia, sendo estas adquiridas, principalmente, através do consumo de alimentos integrais, frutas, legumes e verduras.

Veja algumas dicas para incluir as fibras no seu dia a dia:

• Substitua os alimentos “brancos” por suas versões integrais: pães, arroz, biscoitos, macarrão, todos esses alimentos são facilmente encontrados na versão integral em qualquer supermercado. Se você tem alguma resistência com relação ao sabor, saiba que a adaptação do paladar vem com o tempo, então não desista de consumi-los.
• Inclua uma fruta no café da manhã, carregue outra na bolsa para comer nos intervalos das refeições e, na hora da sobremesa, também prefira as frutas. Lembre-se: sempre que possível coma as frutas com casca, pois elas muitas vezes possuem fibras especiais, como a casca da maçã que tem pectina.
• Se você achar complicado carregar a fruta in natura para o trabalho, uma opção é levar as frutas desidratadas. Elas são vendidas em embalagens práticas e contém a mesma quantidade de fibras e nutrientes da fruta in natura. Fique atento apenas com a quantidade que irá consumir, como elas têm um tamanho menor, tendemos a consumir em maior quantidade.
• Na hora do almoço e jantar, não deixe faltar um prato de salada de folhas e algum legume cozido. A dica é não exagerar em ingredientes extras como queijos e crutons, por exemplo, além de escolher os temperos certos. Evite molhos prontos e dê preferência a azeite extra virgem, limão, vinagre e ervas naturais. Outra dica é variar aos alimentos ao longo da semana, não adianta comer apenas salada de alface e tomate. Arrisque novos sabores, experimente mais!!
• Caso você não goste de verduras e legumes, utilize-os como ingredientes em diversas preparações, assim você vai, aos poucos, adaptando seu paladar ao consumo desses alimentos. Inclua legumes e verduras ao arroz, tortas, omeletes etc.
• Outra opção é incluir na sua rotina complementos alimentares ricos em fibras, como as linhaça, aveia, farelo de trigo e mix de fibras industrializados. Estes podem ser incluídos em saladas, junto à comida, sucos, vitaminas, iogurte e frutas.

Com relação à água, é imprescindível que haja um consumo adequado e regular. O ideal é beber de 8 a 10 copos de água ao longo do dia, assim o organismo se mantém hidratado e as fibras terão o efeito esperado no funcionamento intestinal. Também não esqueça os exercícios físicos, eles também contribuem de maneira significativa para que o intestino trabalhe corretamente.

Veja a receita de um suco ótimo para sua saúde intestinal:

Suco pró-intestino

- 1 fatia de mamão
- Suco de uma laranja
- Suco de um limão
- 5 ameixas secas ou uva passa sem caroço

Bata no liquidificador e beba em seguida. Se preferir, acrescente meio copo de água gelada ou cubos de gelo.


Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário