quinta-feira, 7 de abril de 2011

Digestão e funcionamento intestinal


Alimento entra pela boca
e segue en direção ao estômago
passando pelo esôfago
Quando nos alimentamos, nem sempre nos damos conta do caminho que o alimento fará em nosso organismo. No entanto, esse é um fator importante, já que nossas escolhas alimentares podem estar relacionadas ao surgimento de muitos problemas de saúde, sobretudo aquelas que acometem o sistema gastrointestinal, como má digestão, gastrite, constipação intestinal (prisão de ventre), diarréia, entre outras.

De forma sucinta e superficial, ao ingerirmos um alimento, após mastigá-lo, ele atravessará o esôfago e alcançará o estômago, onde se iniciará o processo de digestão dos alimentos.

O estômago secreta enzimas capazes de digerir principalmente proteínas. Quando exageramos e comemos alimentos mais calóricos, com maior quantidade de gordura e ficamos sentindo aquele peso no estômago, é porque, de fato, nossa digestão está mais lenta, por ter sido dificultada pelo excesso de gordura.


Do estômago, o bolo alimentar
vai para o intestino delgado

Após passar pelo estômago, o alimento segue para os intestinos, e esses são os órgãos que mais nos interessa hoje. Os intestinos são divididos em intestino delgado e intestino grosso, cujas funções são diferentes e complementares.

O intestino delgado mede cerca de quatro metros de comprimento e é responsável por finalizar a digestão e iniciar o processo de absorção de nutrientes. É subdividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo, com funções também bem determinadas. No duodeno, chegam as enzimas provenientes do pâncreas e do fígado que, misturadas ao bolo alimentar, ajudam a emulsionar as gorduras e favorecem a digestão alimentos, transformando-os em partículas pequenas que poderão ser absorvidas. Já no jejuno e íleo ocorre absorção de carboidratos, proteínas e lipídeos que, já em tamanhos menores, poderão ser utilizados pelo organismo para produzir energia, além disso, estas partes do intestino delgado também absorvem as vitaminas e os minerais.

Após esse processo, chega ao intestino grosso o que sobrou do processo de digestão e absorção e são esses resíduos que formaram as fezes. Com aproximadamente um metro e meio de comprimento, o intestino grosso é responsável também pela absorção de água e sais, sendo que o consumo adequado de fibras e água interfere diretamente em seu funcionamento. Quanto maior a quantidade de água presente no intestino grosso, mais macias serão as fezes, o que favorece a sua eliminação, mas só se garante um bom suprimento de água, quando há consumo de fibras (através de vegetais e frutas, principalmente), uma vez que elas não são digeridas e têm a capacidade de reter água em seu interior.

Intestino delgado cercado
pelo intestino grosso
Também é no intestino grosso que encontramos grande número de bactérias, que sintetizam algumas vitaminas e liberam substâncias que auxiliam o movimento intestinal. Essas bactérias habitam nosso intestino desde o nascimento e, benéficas e patogênicas (causadoras de doenças), vivem em harmonia, de forma a não prejudicar nossa saúde. No entanto, quando a um desequilíbrio entre elas e as bactérias patogênicas encontram-se em maior número, pode ocorrer menor absorção de nutrientes, além de favorecer o aparecimento de sintomas indesejados, como constipação intestinal e diarréia, entre vários outros danos ao organismo. Terminado o processo de absorção e formação das fezes, estas seguem para o reto, onde há mecanismos que ativarão a vontade de defecar.

Todo esse processo de digestão dura em média de três a quatro horas, sofrendo variação de acordo com o tipo de alimentação que realizamos. Portanto, se você pretende ajudar seu organismo, favorecendo a digestão e evitando problemas de saúde, a melhor opção é ter uma alimentação equilibrada, com reduzidas quantidades de gorduras e açúcares e rica em fibras, beber muita água e praticar atividade física, também favorece o movimento intestinal.

Nos próximos dias você encontrará aqui mais informações sobre o funcionamento de seu intestino. Fique atento.


Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário