quarta-feira, 15 de junho de 2011

Amigos do sono

 
Valeriana

     Nós já vimos que o sono é fundamental para a saúde e bem estar.
     Mas, e quem não tem dormido bem, o que pode fazer para melhorar essa condição?
     Uma boa dica é cuidar da alimentação. Como sempre, ter uma alimentação equilibrada e saudável é a saída para quem quer ter uma boa noite de sonhos.Comece evitando alguns vilões do sono:

- Chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes a base cola contêm substâncias como xantina e cafeína que são estimulantes do sistema nervoso central, mantendo o sono bem longe.
- Alimentos muito gordurosos ou refeições muito fartas próximo a hora de dormir dificultam a digestão, o que atrapalha o sono. Além disso, o metabolismo mais lento durante o sono favorece o armazenamento de energia.
- Alimentos muito condimentados e temperos fortes também devem ser evitados.
- Bebida alcoólica em alta quantidade também pode afastar o sono.


Passiflora incarnata (maracujá)

     Alimentos ricos em triptofano, como o carne e laticínios, facilitam a produção de serotonina, o hormônio do relaxamento e bem-estar, favorecendo o sono.

     Outra ótima opção para quem tem dificuldades para dormir é incluir no seu dia-a-dia alguns chás de ervas que têm a propriedade de combater a insônia, como a valeriana (Valeriana officinalis), o maracujá (Passiflora incarnata), a camomila (Matriacaria chamomila), a melissa (Melissa officinalis) entre outras. Essas ervas possuem algumas substâncias, como os flavonóides, que agem no sistema nervoso central, imitando a ação dos medicamento medicamentos e, por isso, provocam a sensação de sono.

     Veja alguns chás que vão te ajudar a dormir melhor:


Camomila

Chá durma bem I

Ingredientes:
1 colher (chá) de flores de camomila
1 colher (chá) de folhas de capim santo
1 colher (chá) de folhas de erva cidreira picada
1 colher (chá) de folhas de erva de são joão
1 colher (chá) da casca de mulungu
1 xícara (chá) de água fervente

Preparo:
Despeje a água fervente sobre a mistura de ervas. Deixe em repouso por 30 minutos. Coe. Tomar 01 xícara, 3 vezes por dia.

Melissa


Chá durma bem I

Ingredientes
1 colher (chá) de camomila
1 colher (chá) de melissa
1 xícara (água)

Preparo
Colocar as plantas em um recipiente e jogar água fervente. Deixar em recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Coar e beber em seguida.

Bons sonhos!

Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário