terça-feira, 7 de junho de 2011

"Star Fruit" (Carambola)

Getty Images

     A carambola ou Averrhoa carambola é um fruto originário da Ásia, que foi introduzido no Brasil em 1817 por imigrantes franceses. Seu cultivo em nosso país não é feito em escala, sendo mais popular na região Nordeste, onde pode ser encontrada em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas.
     A fruta tem casca fina, sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, é rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitamina C (possui mais vitamina C do que a laranja pêra, por exemplo), além matar a sede e estimular o apetite. Pode ser consumida fresca ou sob forma de compotas, geléias, vinhos, passa, doces ou suco feito da polpa.


Composição nutricional da Carambola

     Apesar de ainda não ter suas propriedades bem definidas, na Índia, o fruto maduro é utilizado na medicina popular para conter hemorragias e no alívio de hemorróidas, enquanto o fruto seco ou o suco da fruta é utilizado para controlar a febre. Já no Brasil, a carambola tem sido utilizada como diurética, no tratamento de eczemas (inflamações na pele) e como antiemética (alívio de enjôos, náuseas e vômitos). Além disso, alguns estudos recentes têm demonstrado uma importante função anti-hiperglicemiante e hipoglicemiante, sugerindo que esta fruta poça ser uma aliada ao tratamento do Diabetes mellitus, por auxiliar o controle da glicemia.
     Mas, atenção, nem todas as pessoas podem consumir carambola a vontade.
      Pessoas portadoras de insuficiência renal não podem comer carambola. A fruta possui uma toxina natural que, em indivíduos saudáveis é facilmente filtrada e eliminada pelos rins, mas em indivíduos com insuficiência renal a toxina fica retida no organismo, podendo atingir o cérebro e causando sintomas de intoxicação como crise de soluços, confusão mental, convulsões e coma. Portadores de diabetes também devem ter atenção e consultar o médico antes de comer a fruta, já que a doença está muito relacionada a problemas remais.

    Aproveite que a carambola está em safra e delicie-se com esta fruta maravilhosa.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário