terça-feira, 25 de outubro de 2011

Hoje é "Dia do Macarrão" - receita de Ravioli di Ricota ao Limone

No nosso calendário comemorativo tem dia pra tudo, e por que não para um dos pratos mais apreciados da culinária universal ? O Macarrão  !
Sim, hoje dia 25 de outubro é "O Dia do Macarrão".
Com molho vermelho, branco, somente com azeite e alho, frio como  salada, de diversos formatos e algumas cores , essa massa é uma delícia tanto para adultos quanto crianças, que elegem a iguaria tradicionalmente italiana como um dos seus pratos preferidos.
A história do macarrão vem de longa data, mais precisamente  na ilha da Sicília onde o homem civilizado, pela primeira vez na história, aprendeu a fazer os "maccaruni"- do verbo "maccari" que significa esmagar ou achatar com muita força  -  uma combinação de trigo moidíssimo – com água fresca e alguns goles de vinho branco, relíquia de antologia. Tudo isso ocorreu por volta de 1100dC.
Existe uma teoria que o macarrão teria sido uma invenção  dos chineses  e  Marco Pólo  - viajante e comerciante veneziano -  teria trazido uma referência de massa de sêmola à Itália em uma de suas viagens e daí a confusão . Só que Marco Pólo  nasceu somente em 1254 e o “maccaruni “ já existia...



Daí,  chegamos à conclusão que o macarrão é genuinamente italiano !

Mas, independente de qualquer história ou origem , um brinde ao macarrão que tanto nos alimenta e agrada ao paladar !


Pra comemorar  , vamos postar uma deliciosa receita italiana, fácil de fazer e muito saborosa . Aproveite e faça logo - a família vai adorar !. 






Ravióli di Ricota ao Limone”
400gr de Ravióli de Ricota
250ml de creme de leite fresco
250ml de leite
1 limão siciliano grande ou 2 pequenos (seu suco e raspas da casca)
1 colher (sopa) de manteiga
½ (sopa) colher de farinha de trigo
100gr de queijo parmesão ralado
1 colher de café de noz moscada
1 colher de café de pimenta do reino
Modo de Fazer :
Enquanto cozinha o ravióli em água e sal, prepare o molho. Derreta a manteiga e junte a farinha. Misture bem. Aos poucos acrescente  o leite ,  creme de leite, o suco e as raspas do limão, a noz moscada, e a pimenta do reino. Mexa bem e retire do fogo para não engrossar demais. Junte o queijo ralado e acerte o sal, se necessário. Agregue esse molho ao ravióli cozido e escorrido.
Espalhe mais queijo ralado sobre a massa e sirva.
Buon Appetito !

Abraços,
Equipe Moryba

Fonte :


Nenhum comentário:

Postar um comentário