terça-feira, 5 de março de 2013

Mamão, uma fruta repleta de qualidades nutricionais




O mês de Março tem uma boa diversidade de frutas, legumes e verduras em safra, conforme você pode ver em nossa postagem anterior. Dessa variada lista pinçamos o Mamão, fruta muito conhecida no Brasil ,  de sabor doce, delicado e que agrada desde crianças a adultos. 

O mamão é uma fruta excelente para a saúde. Em geral, ela é conhecida apenas por sua capacidade benéfica ao intestino, entretanto, ela tem muitas outras funções nutricionais, que ajudam a equilibrar o organismo.  

As duas variedades da fruta mais aceitas e comercializadas  no Brasil são : o mamão papaia e o mamão formosa, dentre as mais de cinqüenta conhecidas mundo afora.  Essa escolha se dá pelo sabor e preço compensadores. E ambos possuem qualidades nutricionais muito parecidas. 

O mamão é considerado uma das frutas mais nutritivas, pois é rico em vitaminas A, C e do complexo B, fonte de sais minerais como cálcio, potássio e magnésio, e possui também a papaína, uma enzima especial que digere proteínas, auxilia na absorção de nutrientes e no bom funcionamento do aparelho digestivo.

 Veja porque o mamão deve ser incluído em sua alimentação diária, senão , freqüente : 

1. Saboroso e versátil, o mamão pode ser comido puro ou na salada de frutas ou salgadas.  
2. Bom para o intestino.  Ele possui enzimas que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão. E por conter fibras, atenua a distensão abdominal.  
3. Um estudo realizado na Alemanha afirma que o mamão possui bromelina, uma enzima que ajuda a reduzir o muco e a inflamação, diminuindo os sintomas da sinusite.
4. Bom para reduzir o colesterol, que está associado às doenças cardíacas, é uma excelente fonte de fibras que,  se incluída em  uma alimentação saudável, mais a prática de exercícios pode contribuir para essa redução 
5. Devido ao fato de ter ácido fólico (derivado da vitamina B), o mamão ajuda a prevenir fraturas de ossos relacionadas à osteoporose.
6.  Por ser rico em licopeno e betacaroteno, o mamão tem propriedades antioxidantes, que estão associadas à prevenção do câncer do colo e combate aos radicais livres. 
7. O mamão tem duas vezes mais vitamina C que a laranja, e seu consumo frequente contribui para atuar na sua deficiência.
8. Além tudo isso e de ser delicioso maduro e geladinho , o mamão tem função cosmética ! Pode ser utilizado em máscaras para pele do rosto, a fim de amenizar manchas e ajudar no clareamento da pele. A ação da fruta se deve à sua concentração de Vitamina C , que age na uniformização o tom da pele e o licopeno que age como antioxidante, responsável pela renovação celular.  


Máscara de mamão e mel


Ingredientes:            
Meio mamão maduro
Uma colher (de sopa) de mel
Modo de preparo
Faça uma pasta com o mamão e o mel.
Aplicação
Faça a higienização da região escurecida com sabonete específico para seu tipo de pele, enxugue bem e aplique a máscara. Deixe agir por dez minutos e depois retire com água fria. A receita pode ser usada diariamente.

Composição nutricional por 100g de mamão :
32 Kcal
0,50g de proteínas
20 mg Cálcio
13 mg Fósforo
0,40 mg Ferro
0,03 mg Vitamina B1
0,04 mg Vitamina B2
0,30 mg Niacina
46 mg Vitamina C


Como 
comprar ?   

Para não errar na hora de comprar e armazenar o mamão, verifique se o mamão não tem rachaduras, buracos ou picadas de insetos. O ideal é comprá-lo com a casca firme.
Procure também os que tiverem bem amarelos, sem manchas e a polpa macia ! 


Aproveitem essa deliciosa e rica fruta !
Abs
Equipe Moryba

Fonte :
-Benefícios dos Antioxidantes na Alimentação - Revista Saúde e Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 87-90, jan./abr. 2009 - ISSN 1983-1870
-http://www.seagri.ba.gov.br/mamao1.htm
-http://beleza.terra.com.br/sua-pele/cuidados-especiais/mascara-de-mamao-com-mel-clareia-a-pele-naturalmente,57a27ee183219310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário