quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que é um alimento funcional?

Atualmente, ouve-se muito sobre alimentos funcionais, alimentos com esta ou aquela propriedade especial, mas você sabe o que é um Alimento Funcional?
Alimento funcional é aquele que apresenta propriedades benéficas ao nosso organismo. Essa propriedade muitas vezes está relacionada a um componente específico, cuja eficácia foi comprovada, através de estudos científicos, para o tratamento e/ou prevenção de alguma doença, como é o caso do licopeno, presente no tomate, que vem sendo descrito como um potente antioxidante.
Muitos são os alimentos com propriedades funcionais. Segue abaixo alguns exemplos desses alimentos:

Tomate e derivados – rico em licopeno, um carotenóide com grande propriedade antioxidante, está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e de câncer.

Soja e derivados – indicada para mulheres na menopausa e durante a tensão pré-menstrual. Contém isoflavona, composto semelhante ao estrógeno, principal hormônio feminino.

Peixes como salmão, arenque, sardinha, truta e frutos do mar – ricos em ômega 3, possuem propriedades antiaterogênicas, por promover o aumento do HDL-colesterol (colesterol bom) e a diminuição dos triglicerídeos e LDC-colesterol (colesterol ruim)

Iogurtes e leites fermentados – são ricos em probióticos, microorganismos vivos, capazes de restabelecer o equilíbrio da microbiota intestinal, assim, facilitando o funcionamento intestinal.

Azeite de oliva – fonte de ácidos graxos monoinsaturados, auxilia o controle do colesterol e suas frações no sangue, estando associado à prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

Uva, suco de uvas e vinho – os favonóides encontrados nas uvas e em seus derivados tem alta capacidade antioxidante, agindo, principalmente, contra o envelhecimento e as doenças cardiovasculares.

Estes foram apenas alguns exemplos, ao longo dos dias, aqui você encontrará mais informações sobre os Alimentos Funcionais. Fique de olho!

Abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário