segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sua saúde intestinal merece atenção

Nosso intestino é naturalmente colonizado por microorganismos. De acordo com o estilo de vida que levamos, esses microorganismos podem ser benéficos os patogênicos (causadores de doenças). Quando os microorganismos patogênicos crescem em maior número em nosso intestino, ele deixa de trabalhar adequadamente e há o surgimento de diversos problemas, como constipação intestinal, diarréias, doenças inflamatórias intestinais, alergias cutâneas, entre outros. Há então a necessidade de uma dieta que ajude a reestabelecer a mibrobiota intestinal, e nesses casos, muitos médicos e nutricionistas optam pela suplementação de alimentos probioticos, prebióticos e simbióticos.
Mas você sabe a diferença entre eles?


Os probióticos são suplementos alimentares que contém organismos vivos capazes de produzir efeito benéfico ao organismo por favorecer o equilíbrio da microbiota intestinal.


Já os prebióticos são ingredientes alimentares, não digeridos pelo organismo, que estimulam seletivamente o crescimento e/ou atividade de bactérias da microbiota intestinal, favorecendo o crescimento daquelas consideradas benéficas.


Os produtos simbióticos, por sua vez, apresentam uma combinação de ingredientes probióticos e prebióticos, no qual os microorganismos vivos são beneficiados pela presença de seu substrato alimentar específico, permitindo uma utilização mais eficaz.


Fique atento ao funcionamento de seu intestino, e a qualquer dúvida procure um médico ou nutricionista!


Abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário