Fibras alimentares são componentes vegetais, resistentes à digestão e absorção no intestino delgado humano, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Por não sofrerem digestão, as fibras alimentares não são absorvidas e, portanto não geram calorias. Além disso, a fibra alimentar pode ser considerada um alimento funcional, já que suas funções na laxação, atenuação do colesterol e glicose no sangue, interferem beneficamente no nosso organismo.
As fibras alimentares incluem polissacarídeos, oligossacarídeos, lignina, substâncias associadas aos polissacarídeos não-amido e o os carboidratos análogos, sendo encontradas principalmente em vegetais, frutas e grãos integrais.
De acordo com a solubilidade de seus componentes em água, as fibras alimentares são classificadas em solúveis e insolúveis.
As fibras solúveis ligam-se facilmente a água, formando géis. Serve como substrato para fermentação de bactérias colônicas e incluem a maior parte das pectinas, gomas, mucilagens e certas hemiceluloses, sendo encontradas principalmente nos legumes, aveia, leguminosas e frutas, particularmente as cítricas e a maçã.
Já as fibras insolúveis permanecem intactas ao longo de todo o trato gastrointestinal, favorecendo o aumento da massa fecal. Consistem de celuloses, algumas pectinas, grande parte das hemiceluloses e a lignina, estando presentes nos derivados de grãos de cereais e nas verduras.
Várias são as funções exercidas pelas fibras alimentares entre elas podemos destacar a função probiótica na manutenção do funcionamento intestinal, por aumentar a fermentação e proliferação de bactérias entéricas e diminuir o tempo de transito intestinal ao aumentar a quantidade de água da massa fecal.
Outras importantes funções relacionadas principalmente às fibras solúveis referem-se à diminuição da reabsorção de bile, com consequente redução nas concentrações séricas de LDL-colesterol e, à melhor tolerância à glicose e controle do diabetes tipo 2.
Há ainda a relação do consumo de fibras e a manutenção do peso, uma vez que quanto maior a quantidade de fibras na dieta, maior e mais duradouro será a sensação de saciedade proporcionada ao indivíduo.
Nota-se então a importância do consumo diário de fibras, algo em torno de 25g diárias, para prevenção de algumas desordens orgânicas. Resta lembrar que, concomitante ao consumo de fibras alimentares, o indivíduo deve ter boa ingestão de líquidos, a fim de garantir todos os benefícios proporcionados pelas fibras.
Abraço
Equipe Moryba
Nenhum comentário:
Postar um comentário