quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Minerais

  Nosso corpo é formado por vários elementos orgânicos. Além do oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênios, encontramos outros elementos, os minerais, como cálcio, magnésio, ferro, zinco, potássio e selênio, por exemplo.
  Os minerais são divididos em macrominerais, aqueles de que precisamos em grandes quantidades, e os oligoelementos ou elementos-traços, encontrados em quantidade mínima em nosso organismo.
  A maioria dos minerais, ocorre livremente na natureza, principalmente nas águas dos rios, lagos e oceanos, na camada superior do solo e por baixo da superfície terrestre, sendo que a quantidade de minerais presentes nos alimentos depende da quantidade do solo em que aquele alimento foi cultivado.
  Os minerais são usados na maioria das reações químicas que ocorrem em nosso organismo, mas podemos destacar três funções principais:
 1. Estrutural: geram a estrutura da formação dos ossos e dentes
 2. Funcional: participam na manutenção do ritmo cardíaco, na contratilidade muscular, condutividade neural, e no equilíbrio ácido básico do organismo.
 3. Regulador: agem como parte importantes das enzimas e dos hormônios que modificam e regulam a atividade celular.
  Tais funções dependem de vários minerais, e não de um ou outro elemento isoladamente, portanto, ter uma alimentação equilibrada e variada é fundamental para garantir que o organismo receba todos esses elementos em quantidades adequadas. A suplementação deve ocorrer apenas em casos específicos, e depois de comprovada a ineficiência da adequação alimentar. Mais do que o excesso de vitaminas, o excesso de minerais pode causar ainda mais problemas, pois podem tornar-se tóxicos e gerar uma maior sobrecarga hepática e renal.
  Entre as principais fontes de minerais, encontramos: leite e derivados, feijão, carne vermelha, oleaginosas (como nozes e castanhas), cereais integrais e vegetais verde-escuros.
 
  Em breve teremos mais informações sobre os minerais. Fique atento!

Um abraço,
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário