segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vitaminas: o que você precisa saber

Vitaminas são compostos orgânicos de grande importância para o organismo por serem fundamentais para a ocorrência de diversas reações químicas.
 
Existem duas classes de vitaminas:

Vitaminas hidrossolúveis: são aquelas que se dissolvem em água, mas não em lipídios. Entre elas tem-se o ácido ascórbico (vitamina C), ácido nicotínico, riboflavina (vitamina B2), tiamina (vitamina B1), piridoxina (vitamina B6), ácido pantotênico, biotina, ácido fólico e cianocobalamina (vitamina B12).
Vitaminas lipossolúveis: são insolúveis em água e solúveis em lipídios e solventes lipídicos. Este grupo é representado pelas vitaminas A, D, E e K.

Deve-se prestar atenção a forma de preparo e armazenamento dos alimentos para que ocorra o mínimo possível de perdas nutricionais, para então evitar o uso abusivo de suplementos vitamínicos como vemos atualmente.

Para todas as vitaminas existe uma quantidade recomendada para que ela possa exercer sua função. Uma alimentação equilibrada pode fornecer a uma pessoa saudável todos os nutrientes necessários e nas quantidades adequadas. A suplementação vitamínica é recomendada apenas em situações específicas, onde não existe possibilidade de atingir as recomendações vitamínicas através da alimentação.
 
Muitas pessoas não sabem, mas assim como a deficiência, o excesso de algumas vitaminas, que normalmenta acontece quando há um consumo excessivo de suplementos vitamínicos, podem também trazer prejuízos ao nosso organismo. Alguns dos sintomas relacionados ao excesso de vitaminas são: cefaléia (dor de cabeça), sonolência, litíase renal (pedra nos rins), sobrecarga hepática, diarréia, interação com outros nutrientes, etc.
 
Fique atento ao nosso blog conheça mais sobre as vitaminas nos próximos dias.
 
Um abraço,
Equipe Moryba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário