O inverno é normalmente o período mais seco do ano, mas temos que concordar que nos últimos dias a qualidade do ar tem piorado e muito, não só em São Paulo, mas em diversas regiões do Brasil.
É notável que nosso corpo sofre com isso. Nessa época, crescem nos hospitais os casos de rinite, asma, bronquite entre outros problemas respiratórios. Um outro agravante é a alta concentração de poluentes, que nos faz sentir ardência nos olhos e nariz, a garganta seca e com pigarro.
Esses sintomas, muitas vezes não podem ser evitados, mas podemos amenizá-los através da alimentação e hidratação adequadas.
Aumentar o consumo de água é fundamental para manter uma boa hidratação. O chá, a água de coco e o suco também são boas opções para auxiliar na hidratação, mas vale lembrar que este último, além de água também contém calorias proveniente da fruta e do açúcar. Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou chá descafeinado.
Algumas dicas para melhorar a hidratação nesses dias secos:
- Beber água com freqüência, em pequenos volumes e sempre fresca. Andar com uma garrafinha de água ou ter sempre um copo de água na mesa do escritório são boas estratégias;
- Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos, portanto incentive a ingestão de bastante água, além de sucos naturais e chás;
- Prefirir alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos;
-Aumentar o consumo de frutas, legumes e vegetais, preferencialmente crus: estes alimentos são ricos em água, minerais e eletrólitos importantes para manter a hidratação por mais tempo. As frutas ricas em água, como melancia e melão, são ótimas opções;
- Durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranqüila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores),
- A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.
Por que a água é tão importante?
A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo cerca de 70% dele é formado por água. Ela participa de todas as reações químicas do nosso corpo, estando envolvida no bom funcionamento celular; no controle da quantidade de eletrólitos em nosso corpo; é parte fundamental do sangue, auxiliando o transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes celulares; ajuda os rins a excretarem substâncias indesejadas; além de regular a temperatura corporal, ajudando a dissipar o calor através do suor.
É importante saber que precisamos beber em média 8 copos de água por dia, independentemente do clima ou estação do ano, portanto, acrescente mais água a sua vida e sofra menos os efeitos do ar seco e da poluição.
Um abraço,
Equipe Moryba
´Considero esse tipo de página como a página do futuro!
ResponderExcluirNão tem como fugir mais desse tipo de atitude para ajudar o mundo reaproveitando tudo o que antes era considerado lixo.
Parabéns pelo site e ficarei sempre de olho nas dicas além de encaminhar para os amigos!
abçs
Claudia Ribeiro