segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Você sabe o que é um “xenobiótico”???


A vida na cidade nos expõe
diariamente a xenobióticos
  Diariamente estamos expostos a diversos compostos tóxicos, tais como medicamentos, produtos de limpeza e higiene, metais tóxicos, aditivos alimentares, poluentes do ar, cigarros, solventes, resíduos de embalagens, entre outros, esses compostos são atualmente chamados de xenobióticos.
   Como qualquer substância tóxica, os xenobióticos podem criar irritação e/ou efeito danoso ao organismo, reduzindo a vitalidade, interferindo em funções bioquímicas e no funcionamento normal do organismo, estando associados ao aparecimento de diversas doenças.
   Estudos recentes têm demonstrado que esses compostos tóxicos interferem no funcionamento do fígado; podem imitar alguns hormônios, atrapalhando o funcionamento normal da tireóide e do sistema endócrino geral; interfere no sistema nervoso, sistema imunológico e aumentam a produção de radicais livres, estando estes relacionados ao surgimentos de problemas como obesidade, câncer, resistência a insulina, doenças intestinais entre outras.

   Não é possível impedir, mas podemos diminuir o contato com os xenobióticos, encontrando maneiras de reduzir a ação destes em nosso organismo. As principais ações referem-se a diminuição do contato com contaminantes e aumento do consumo de alimentos que auxiliam o organismo a excretar os xenobióticos ou minimizar os seus efeitos.
  
   Veja algumas dicas:
     - Evite usar produtos industrializados e congelados em grande quantidade, pois apresentam grande quantidade de aditivos alimentares, além de compostos tóxicos de embalagens que podem contaminar os alimentos;
     - Prefira alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos e outros tipos de contaminantes;
     - Recicle e reutilize materiais a fim de diminuir a produção de lixo e, consequentemente, diminuir a poluição e contaminação do meio ambiente,
     - Acrescente no seu dia a dia alguns alimentos que ajudam o organismo a minimizar os efeitos tóxicos dos xenobióticos, tasi como: repolho, brócolis, mostarda, couve-flor, couve-de-bruxelas, rúcula, rabanete, agrião, nabo, cúrcuma, curry, chá verde, alho, cebola, toranja, alecrim e própolis.
  
   Dessa forma, poderemos diminuir os processos de contaminação por xenobióticos e ganharemos uma vida mais longa e saudável.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário