segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Controle o seu estresse!!! Parte I

Controle o seu estresse
  Viver em grandes cidades, com trabalho em excesso, transito, falta de tempo para a família e amigos, pode provocar uma série de doenças, sendo principalmente o estresse (ou stress) a causa de muitas delas.
  O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais, desencadeado por uma necessidade de grande adaptação a um evento ou uma situação de importância, sendo algo positivo ou negativo. O estresse positivo é a sua fase inicial, a chamada “fase de alerta”. Nesta fase há produção de adrenalina, que dá vigor e energia, fazendo a pessoa produzir mais e ser mais criativa, é a fase da produtividade. Já o estresse negativo é aquele que ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida, estando a produtividade e a capacidade de trabalho muito prejudicadas.
  Além disso, o estresse pode ainda ser dividido nas seguintes fases:
   - Estado de alerta: é considerada a fase inicial do estresse. Sintomas: azia, dor de estômago, irritabilidade sem causa aparente e tensão muscular.
   - Resistência: a pessoa tende a “suportar” o estresse. Sintomas: problemas de memória e cansaço freqüente.
   - Quase exaustão: o organismo começa a sofrer um colapso gradual, porque não consegue mais resistir. Sintomas: sistema imunológico debilitado e falta de concentração.
   - Exaustão: todo o organismo já está debilitado. Sintomas: úlceras, hipertensão, dificuldade de raciocínio e depressão.
  O estresse em excesso pode levar a diversos problemas de saúde, tais como perda de memória, gastrites; problemas de pele (herpes, dermatite, urticária, psoríase, vitiligo etc); hipertensão arterial, entre outros. Portanto, controlar o estresse é fundamental para uma boa qualidade de vida.
  Assim como realizar atividades prazerosas e relaxantes, o controle do estresse também pode ser feito através da alimentação.
   Fique atento ao nosso site, amanhã você encontrará dicas de alimentos que vão te deixar bem calmo para aproveitar o fim do ano.


Um abraço
Equipe Moryba




Nenhum comentário:

Postar um comentário