segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pirâmide Alimentar: Uma maneira simples de aprender a se alimentar corretamente

     A alimentação saudável é entendida como aquela que faz bem, promove saúde e deve ser orientada e incentivada desde a infância até a idade adulta, ela deve ser planejada com alimentos de todo os tipos, desde que sejam consumidos com equilíbrio e bom senso.
     Pensando neste conceito, há políticas de alimentação e nutrição, criadas pelo governo, que objetivam criar instrumentos que fornecem informações à população visando promover saúde e hábitos alimentares e saudáveis. É o caso, por exemplo, do Guia alimentar para a população brasileira (clique para ter acesso à publicação na íntegra), criado pelo Ministério da Saúde em 2005/2006, que trata-se de um instrumento completo para que a população saiba mais sobre como anda o perfil nutricional de nosso país e ainda aprenda o que é e como ter uma alimentação saudável, pensando principalmente na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes melito, hipercolesterolemia e hipertensão arterial.
     Outro instrumento bastante interessante no sentido de educar a população sobre alimentação saudável, pensando nas quantidades de alimentos, é a Pirâmide Alimentar (veja imagem abaixo). Este é um instrumento, baseado em recomendações internacionais e adaptado a população brasileira, que separa os alimentos em grupos diferentes de acordo com seus nutrientes principais, indicando inclusive a porção a ser consumida de cada grupo.
    

Pirâmide Alimentar Brasileira

      A Pirâmide Alimentar é dividida em níveis que contemplam 8 grupos de alimentos a serem consumidos diariamente, sendo em maior quantidade os alimentos que encontram-se na base da pirâmide e no topo aqueles que devem ser evitados ou consumidos em pequena quantidade:
- Arroz, pão, massa, batata, mandioca: 5 a 9 porções 150 kcal/porção);
- Verduras e legumes: 4 a 5 porções (35 kcal/porção);
- Frutas: 3 a 5 porções (35 kcal/porção);
- Carnes e ovos: 1 a 2 porções (190 kcal/porção);
- Leite, queijo, iogurte: 3 porções (120 kcal/porção);
- Feijões: 1 porção (55 kcal/porção);
- Óleos e gorduras: 1 a 2 porções (73 kcal/porção),
- Açúcares e doces: 1 a 2 porções (110 kcal/porção).
     Assim, podemos concluir que para ter uma alimentação saudável devemos consumir todos os grupos de alimentos, desde que nas quantidades corretas e com bom senso para fazer escolhas adequadas.
     Agora que você já conhece a Pirâmide Alimentar, fique atendo ao nosso blog e aprenda as particularidades de cada grupo, assim como a fazer as escolhas adequadas a sua saúde.

Fontes: PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Pirâmide dos alimentos: Fundamentos básicos da nutrição. São Paulo: Manole, 2008.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário