segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cuidados para manter a forma durante as festas de fim de ano


     Atire a primeira pedra aquele que nunca ultrapassou os limites quando o assunto é “Festas de Fim de Ano”! Temos que concordar que dezembro é um mês ingrato para aqueles que procuraram ter uma alimentação equilibrada e manter o peso e a forma física. São festas de confraternização, amigo secreto, Natal, Réveillon, tudo muito bem acompanhado de amigos, família e, claro, aquelas quitutes deliciosas e bem calóricos.
     Para não jogar por água a baixo tudo que foi feito durante o ano e ainda chegar em janeiro com tudo em cima para curtir o verão, siga as dicas a baixo e, durante as festas, use sempre o bom senso ao se alimentar:

- As festas são ótimas oportunidades de reunir os amigos e a família. Use esses momentos para se divertir e até planejar, em grupo, mudanças de estilo de vida para o próximo. Evite associá-los a grandes comilanças e dê preferência a alimentos mais saudáveis.
 
- Cuidado com as quantidades. As comidas desta época costumam ser bastante calóricas, por isto sirva-se em pratos pequenos, e se quiser provar de tudo que tiver na mesa, realmente apenas prove, colocando uma pequena quantidade de cada item no prato.
 
- Não esqueça as saladas. Faça um prato de salada antes dos pratos mais calóricos. Se convidado para ir à casa de alguém, presenteie o anfitrião com uma bela salada, com verduras e legumes variados.
 
- Prefira preparações assadas e grelhadas. Evite qualquer tipo de fritura.
 
- Como sobremesa, opte por frutas frescas ou, mesmo, frutas secas. Utilize as frutas da época, elas são mais baratas, saborosas e nutritivas. Veja alguns exemplos: abacaxi, ameixa, cereja, damasco, figo, framboesa, kiwi, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva.
 
- Não deixe as atividades físicas de lado. Aproveite os dias de folga e faça uma caminhada no parque, dê algumas pedaladas ou, simplesmente, aproveite para brincar mais com as crianças.
 
- Mantenha os horários regulares para comer, evitando passar muitas horas sem se alimentar. Não pule as refeições e coma frutas nos intervalos.
 
- Coma com moderação as entradas, como pãezinhos, queijos, azeitonas e salgados antes das refeições.

Aproveite as festas para confraternizar,
 não para comer em excesso.
     Adote essas medidas também para o ano novo e, ao longo do tempo, você perceberá os benefícios que uma alimentação mais saudável e equilibrada pode lhe proporcionar.

Um abraço
Equipe Moryba




Nenhum comentário:

Postar um comentário