quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pirâmide Alimentar: grupo dos açúcares e doces

     O último grupo da Pirâmide Alimentar é visto como o grande vilão de qualquer dieta. O grupo dos açúcares e doces é formado por alimentos compostos predominantemente por açúcares, um tipo de carboidrato, cuja única função é fornecer energia, o que o torna dispensável para o funcionamento do organismo. Os açúcares são utilizados para adoçar e melhorar a palatabilidade dos alimentos e bebidas, além de contribuir para sua preservação, dessa forma tornam os alimentos mais agradáveis ao paladar favorecendo seu consumo.
     Dentre os alimentos pertencentes a esse grupo estão: os açúcares propriamente ditos, o mel, os alimentos elaborados com açúcar (xaropes, caldas, caramelos, balas e bombons), pães, doces, biscoitos, bolachas, bolos, geléias, sucos concentrados, frutas glaceadas, picolés, sorvete em pasta, cremes, musses e pudins.
     De alguns anos para cá, tem-se observado um aumento considerável do consumo desse tipo de alimento em detrimento a alimentos fontes de vitaminas, minerais e fibras, o que muito contribuiu para o grande aumento dos casos de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, além das cáries dentárias. Por tal motivo, recomenda-se que o consumo de açúcares e doces seja moderado, evitando superar uma porção ao dia (veja figura indicativa das porções).

Porções de açúcares e doces

     Se você é do tipo que adora um docinho, veja algumas dicas para que ele não seja um grande vilão:

- Reduza o consumo de alimentos e bebidas com alta concentração de açúcar.
- Compare rótulos dos alimentos e prefira aqueles com menor quantidade de açúcar.
- Valorize o sabor natural dos alimentos.
- Coma bolos, biscoitos doces, sobremesas e doces menos de três vezes por semana.
- Refrigerantes, bebidas industrializadas, doces e produtos de confeitaria devem ser consumidos apenas em ocasiões especiais.
- Procure não adicionar açúcar ao café e a outras bebidas. Se tiver dificuldade, faça uma redução progressiva, pois após um tempo seu paladar se adaptará e as bebidas terão um sabor melhor.
- Exemplos de escolhas inteligentes de fontes de açúcares: doces caseiros de frutas da época, frutas secas (ameixas, damascos, peras, figos, uvas-passas, bananas-passas), frutas com iogurte natural, frutas cozidas (maçã, pêra, banana), barra de cereais, picolés de frutas no lugar de sorvetes cremosos.

Clique na imagem para ampliá-la

     Agora você conhece todos os grupos da Pirâmide alimentar e já viu como fazer as melhores escolhas para ter uma alimentação equilibrada e saudável. Faça escolhas alimentares adequadas, utilize o principio proposto pela pirâmide e, se precisar de ajuda, procure um Nutricionista, assim, você passará a ter mais saúde e melhor qualidade de vida.

Fonte: PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Pirâmide dos alimentos: Fundamentos básicos da nutrição. São Paulo: Manole, 2008.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário