quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alimentação das crinças nas férias

 
Getty Images
    Janeiro, mês de férias escolares, crianças em casa e mães enlouquecidas tentando controlar os pequenos, certo?
   Essa é uma época em que sair da rotina é inevitável, assim como também é muito difícil controlar a alimentação da garotada. Há, no entanto, algumas medidas que podem ser adotadas para manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo durante as férias.
   Uma dica importante é manter o fracionamento das refeições ou até mesmo diminuir ainda mais o intervalo entre elas, fazendo com que as crianças comam pequenas quantidades dos alimentos mais vezes ao dia, divididas em café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. Evite deixar as crianças muito tempo em jejum e evite também oferecer grande quantidade de alimentos em um único horário.
   Além disso, ofereça mais frutas e introduza legumes e verduras ao almoço e jantar. Se seu filho é daqueles que torce o nariz ao ver uma folha de alface, utilize os vegetais em preparações que ele goste.
  Não esqueça, também, de oferecer água e sucos naturais em grande quantidade ao longo do dia. Os dias quentes e de brincadeiras intensas exigem uma boa hidratação e a criança pode esquecer-se de beber água por estar entretida com as brincadeiras.
   Queridinhos das crianças, doces, balas, biscoitos recheados, salgadinhos, sanduíches muito gordurosos, frituras e refrigerantes devem ficar de fora do cardápio de verão. Eventualmente, ofereça pipoca, tortas de legumes e sanduíches naturais. Para substituir os doces, prefira os bolos simples, mas sem abusar de recheios e coberturas.
   E que tal levar os pequenos para a cozinha? Selecione receitas simples, como uma salada de frutas ou um sanduíche natural, e peça a ajuda das crianças para preparar o lanche. Com certeza elas vão adorar.

   Veja abaixo uma dica bem legal para o lanche da criançada. Substitua o hambúrguer tradicional por este de abobrinha, as crianças podem ajudar a preparar e ainda vão saborear um lanche mais saudável.

Hambúrguer de abobrinha

Ingredientes:
- 4 xícaras (chá) de abobrinha ralada
- 2 dentes de alho
- 8 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de maionese
- 1 colher (sobremesa) de salsa
- Sal a gosto
- 4 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo:
1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com sal.
2. Mexa bem.
3. Unte uma frigideira, modele os hambúrgueres com o auxílio de uma concha, e ponha para grelhar dos dois lados.
4. Sirva ainda quente.

Rendimento: 4 porções

Dica: Se quiser uma versão ainda mais saudável, modele os hambúrgueres e asse-os em forno tradicional.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário