quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O grão da felicidade

Getty Images

O grão de bico é uma leguminosa, da mesma família do feijão, que ainda não caiu no gosto popular, talvez pelo sabor ainda pouco conhecido ou pelo seu custo que é mais elevado do que das outras leguminosas.

Entretanto este alimento, um dos mais nutritivos de origem vegetal, deveria fazer parte da mesa de todos os brasileiros. Veja por que:

     1. Fornecem grandes quantidades de fibras, principalmente fibras solúveis, importantes no controle de colesterol sanguíneo e também da glicemia.
     2. É uma boa fonte de proteínas, amido, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.
     3. Uma de suas principais características é o alto conteúdo de triptofano, um aminoácido que em nosso organismo é usado para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
     4. Entre os lipídeos, o grão de bico tem ômega 3 e 6, que evitam doenças circulatórias e coronárias
    5. Seu carboidrato é especial, porque ele tem um índice glicêmico baixo, que é bom para pessoas com diabetes.

Viu quantos benefícios o grão de bico oferece? Agora, basta acrescentá-lo ao seu cardápio, se não sabe como fazer isso, aproveite as receitas abaixo e saboreie o grão da felicidade.


Getty Images
Salada de grão-de-bico

Ingredientes
- 2 xícaras de grão de bico
- 250 g de vagens cozidas
- 1 pepino pequeno
- 1 pimentão vermelho
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 1 e ¼ colher (chá) de sa
- ¼ de colher (chá) de orégano
 

Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho na véspera. Cozinhe o grão de bico na água em que ficou de molho, em panela de pressão, aproximadamente 20 minutos - até ficar macio, mas sem desmanchar. Escorra e deixe esfriar. Cozinhe as vagens e escorra-as. Corte o pepino ao meio, no sentido do comprimento, e, depois, cada metade em fatias finas. Numa tigela grande, misture as vagens, o pepino e os ingredientes restantes. Tampe e refrigere por cerca de duas horas, para acentuar o tempero, mexendo de vez em quando. Sirva.
Obs: Pode-se substituir as vagens, pepino e pimentão por cenouras cozidas, cortadas em cubinhos e também acrescentar cebola e salsinha picadas bem miudinho.


Getty Images
Húmus (pasta de grão de bico)

Ingredientes
- 2 copos de grão de bico cozido com sal e descascado
- 2 dentes de alho
- 3 colher de sopa de Azeite
- 2 colher de sopa de Tahine
- suco de 1 limão

Modo de preparo:
Em liquidificador bater o grão de bico, o azeite, os dentes de alho o tahine e o suco de limão até obter uma pasta homogênea. Regar com azeite decorar um folha de hortelã. Servir com pão árabe ou tapiocas.


Cozido de grão de bico e feijão fradinho

Ingredientes:
- 1 colher de sobremesa da azeite extra virgem
- 1 cebola média cortada em cubinhos
- 3 dentes de alho amassados
- 200g de abobrinha
- 1 pimentão vermelho, sem sementes, cortado em cubos
- Sal e pimenta a gosto
- 100g de tomate seco
- 250g de grão de bico cozido e sem a casca
- 250g de feijão fradinho cozido
- ½ xícara de coentro picadinho

Modo de preparo:
Em uma panela aquecer o azeite, refogar a cebola e o alho. Acrescentar a abobrinha temperar com sal e pimenta e cozinhar, mexer de vez em quando. Juntar o pimentão vermelho. Adicionar 1/2 xícara de água. Tampar e cozinhar por aproximadamente 5 minutos ou até que os vegetais fiquem macios. Adicionar o tomate seco, o grão de bico e o feijão fradinho, o coentro e ½ xícara de água. Deixar ferver em fogo baixo por 15 minutos ou até reduzir a água. Corrigir o sal e a pimenta. Servir.


Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário