Getty Images |
O iogurte é um leite fermentado, natural ou artificialmente, obtido a partir da fermentação lática através da ação do Lactobacillus delbrueckii SSP bulgaricus e Streptococcus thermophilus sobre o leite em qualquer uma de suas apresentações.
Embora não se conheça ao certo a origem do iogurte, Galeno e Dioscórides, importantes médicos da antiguidade, já descreviam as virtudes desse alimento, realçando sua maior digestibilidade em comparação ao leite e seus efeitos benéficos para o fígado, estômago, sangue, entre outros.
O iogurte é considerado excelente alimento pelas suas propriedades nutritivas e digestivas. É uma boa fonte de proteínas e cálcio, contém gorduras e carboidratos e ainda conserva as mesmas vitaminas e sais minerais do leite, sendo, no entando, melhor digerido do que este.
Além disso, o iogurte exerce uma importante função probiótica, fato que o caracteriza como alimento funcional. Probiótico é aquele alimento que fornece ao organismo microorganismos vivos que podem conferir benefícios a saúde do hospedeiro e apesar de os lactobacilos e estreptococos naturais do iorgurte não serem considerados probióticos pela Anvisa, a industria tem adicionadoa ele outros microorganismos com tal propriedade, atribuindo ao iorgurte funções como regulação intestinal e aumento do funcionamento do sistema imunológico.
Na Pirâmide Alimentar, o iogurte faz parte do grupo de leite e derivados, cuja recomendação é de 3 porções por dia. Por ter uma digestibilidade maior que a do leite, recomenda-se o consumo de um a dois potes de iogurte por dia.
Na hora da compra, prefira os iogurtes desnatados, naturais ou acrescidos de polpa de frutas. Evite as versões diet e light, assim como os acrescidos de chocolate, confeitos e/ou caldas especiais. Fique atento também a temperatura de armazenamento, que não deve ser superior a 10°C.
Dica: o iogurte é um alimento muito versátil. Pode ser utilizado tanto em preparações doces quanto em salgadas. Use o iogurte em molhos para saladas, batido com frutas ou acompanhado de granola e frutas secas, por exemplo.
Fonte: RG Nutri, www.iogurte.com
Um abraço
Equipe Moryba
***
Quer garantir a quantidade de probióticos na sua alimentação? Conheça o Lactivos. Converse com seu médico e/ou nutricionista.
***
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário