quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alimentação saudável


     Ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras e com quantidades reduzidas de açúcares e gorduras é fundamental para quem quer viver longe dos problemas de saúde e "de bem" com a balança.
     Isso todo mundo já sabe. O que muita gente ainda tem dúvidas é sobre o que escolher na hora de colocar no prato. E se você usa restaurantes self-service tenho certeza que a dúvida é ainda maior.
     Em primeiro lugar precisamos entender que alimentação/refeição saudável é aquela que nos oferece alimentos seguros, do ponto de vista higiênico, e em quantidades adequadas, levando-se em consideração a oferta de todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e bem-estar. Sendo assim, as refeições devem ser conter alimentos de qualidade, coloridos, variados e equilibrados.

Veja algumas dicas:

Café da manhã

     Essa é uma refeição que vem sendo esquecida cada vez mais pelas pessoas, que, devido a correria do dia a dia, preferem ter uns minutos a mais de sono. Contudo, há uma grande importância em realizar essa refeição, uma vez que depois de uma longa noite de sono precisamos repor nutrientes perdidos e abastecer nosso organismo com energia para agüentar um dia inteiro de trabalho.
     Esta é uma refeição que deve nos oferecer todos os nutrientes: carboidrato, proteína, gorduras (de boa qualidade), vitaminas e minerais, então a dica é consumir uma fruta, algum pão ou biscoito (de preferência integral) e um laticínio. Confira as sugestões abaixo:


- Opção 1: vitamina de frutas + torradas

- Opção 2: Cereal matinal com leite + mamão

- Opção 3: Suco de fruta natural + pão francês com queijo branco

- Opção 4: Iogurte natural com aveia em flocos + morangos

- Opção 5: Leite com café + bolo simples + kiwi


Almoço / Jantar

     A dica número 1 é prestar atenção nos horários. Estipule um horário para essas refeições e respeite-o todos os dias, evitando prorrogar o almoço ou jantar para mais tarde. Além disso, ter pelo menos 30 minutos para realizar cada uma dessas refeições é fundamental para que consigamos comer com calma e saborear os alimentos.
     Na hora de montar o prato, devemos seguir a seguinte proporção entre os alimentos: hortaliças cruas e/ou cozidas devem ocupar metade do prato, a outra metade deve ser preenchida em parte com uma porção de cereal, a segunda parte é destinada às leguminosas e a terceira parte recebe a carne (vide figura), como sobremesa, a fruta é a melhor opção. Sendo assim, seu prato do almoço e jantar deverá conter:

- 1 hortaliça crua: folhas verdes (como alface, rúcula, agrião, escarola etc), tomate, cenoura ralada, beterraba ralada etc;

- 1 hortaliça cozida: cenoura, chuchu, beterraba, espinafre, acelga etc;

- 1 cereal: arroz, massa, batata, mandioca, milho;

- 1 leguminosa: feijão, ervilha, grão de bico, soja, lentilha;

- 1 carne: ave, peixe, carne, etc;

- 1 fruta: maçã, banana, pêra etc

     A opção do sanduíche também é válida, mas atenção, ele também deverá conter esses grupos de alimentos. Exemplo: sanduíche de filé de frango com pão integral e salada, acompanhado de suco de soja e uma fruta.
     Entre essas três refeições principais, o ideal é intercalar pequenos lanches, como uma fruta, um suco de frutas, um iogurte ou barrinha de cereal. O principal é não passar mais de três horas sem se alimentar.

     Essas são apenas algumas dicas para quem busca uma vida mais saudável. No caso de dúvidas, procure um Nutricionista.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário