quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os benefícios da soja


Já faz algum tempo que ouvimos falar que a soja é ótima aliada da saúde, sobretudo para mulheres. Desde que esses benefícios foram descobertos, observamos também um aumento do seu consumo.

No início, havia muitas queixas sobre o sabor nem tão agradável desse grão, mas as melhorias agrícolas fizeram com que a soja ficasse mais agradável ao paladar e se transformasse em ingrediente de inúmeras receitas deliciosas.

A soja é um grão da família das leguminosas, aquele mesmo grupo dos feijões, ervilha, lentilha e grão de bico, com a diferença de que possui grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Contém ainda várias vitaminas e minerais, além de ácidos graxos poliinsaturados, um tipo de gordura protetor do organismo por ser antioxidante. Mas não foi por esses motivos que a soja ficou famosa.

Isoflavona, este é o nome da “menina dos olhos” da soja. A isoflavona, um composto fitoquímico, possui uma estrutura química muito semelhante ao do estrógeno, hormônio que desempenha importantes funções no desenvolvimento das características femininas. As isoflavonas, ou fitoestrógeno como também são conhecidas, desempenham no organismo ações mais suaves que do estrógeno, funcionando como reguladores desse hormônio, na ausência do estrógeno, elas desempenham um papel substituto a ele. As moléculas de isoflavona são capazes de se ligarem aos receptores de estrógeno, suprindo sua falta, e dessa forma são capazes, por exemplo, de amenizar os sintomas de menopausa ou prevenir o surgimento da osteoporose, problemas que estão diretamente ligados aos níveis de estrógeno no organismo. Além disso, estudos científicos apontam que a soja também é eficaz na prevenção de doenças do coração, diabetes e câncer.

Diante desses benefícios, surge uma dúvida: quanto precisamos consumir de soja para usufruir desses benefícios?

A sugestão de consumo gira em torno de 30g diárias. E as formas de acrescentar este grão ao seu dia a dia são inúmeras. Pode-se consumir o suco ou extrato e utilizá-los para enriquecer iogurtes e vitaminas, o grão cozido pode incrementar a salada, a proteína texturizada de soja pode substituir a carne ou ser utilizada em preparações como almôndegas, kibes e hambúrguer, ou ainda há a opção de torrá-la e usá-la como aperitivo.

Não sabe preparar a soja? Confira as dicas abaixo:

GRÃOS COZIDOS

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos, sem lavar
- 8 xícaras (chá) de água

Modo de preparo:
- Ferver três xícaras (chá) de água e, cozinhar os grãos por cinco minutos, contados a partir da segunda fervura.
- Escorrer a água e promover o choque térmico, em água fria, lavando os grãos, como descrito para o extrato.
- Escorrer a água e colocar a soja de molho com três xícaras (chá) de água fria, por oito horas, aproximadamente.
- Escorrer os grãos e separar as cascas.
- Cozinhar por uma hora em panela aberta, ou por 20 minutos em panela de pressão, adicionando uma colher (sopa) de óleo de soja.

HIDRATAÇÃO DA PVT / "CARNE" DE SOJA

Ingredientes:
-1 xícara (chá) de PVT
-2 xícaras (chá) de água fervente

Modo de preparo:
-Colocar a PVT em um recipiente de vidro e cobrir com a água fervente.
-Aguardar 10 minutos para a PVT absover a água.
-Escorrer a PVT em peneira (tipo escorredor de macarrão), retirando o excesso de água com o auxílio de uma colher, apertando-a contra a peneira.
-Usar em refogados, molhos, e recheios como substituto da carne moída.

Um abraço
Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário