quinta-feira, 21 de julho de 2011

A importância do consumo de água para o idoso

Em nossa última postagem, mencionamos a importância das fibras na alimentação do idoso, para evitar e melhorar a constipação intestinal. Esse relato também mencionava necessidade de um maior consumo de água.

Mas por que a água é tão importante para os idosos?

A água é um nutriente essencial à vida e nenhum outro nutriente tem tantas funções no organismo humano, sendo sua ingestão diária crucial para saúde, pois atua na regulação da temperatura corporal, no transporte de nutrientes e na eliminação de substâncias tóxicas, além de participar dos processos fisiológicos.

Para que esse processo seja bem realizado, a ingestão de água deve estar baseada na ingestão de líquidos, além de alimentos que provém o restante das necessidades diárias de consumo de água.

À medida que se envelhecemos há uma diminuição da proporção de água no organismo e os idosos, além de terem apenas 40 a 50% de água no organismo, são mais vulneráveis à perda de água do que os mais jovens - os idosos têm menor reserva hídrica.

Assim sendo, pessoas idosas podem apresentar sintomas de desidratação que se manifestam como perda de peso, diminuição do viço cutâneo, mucosas ressecadas, diminuição do suor e hipotensão. Por outro lado, a desidratação, consiste na perda de água que leva ao sintoma mais comum que é a sede, e, caso não ocorra a reposição suficiente de água, essa poderá levar – em casos extremos - à confusão mental, fraqueza, letargia.

A desidratação em pessoas idosas é um quadro muito mais comum do que se imagina, pois, pelo fato de sentirem pouca sede ou por dificuldades de locomoção até a água ou líquidos acabam por não ingerir a quantidade necessária diária.

A ingestão hídrica diária recomendada para o idoso pode ser calculada em torno de 30 a 35 ml/Kg de peso/dia, sendo no mínimo 1.500 ml/dia ou 1 a 1,5 ml/ Kcal, salvo haja alguma restrição indicada pelo profissional de saúde que o acompanha.

Aqui indicamos algumas sugestões simples para oferecer ao idoso, além da própria água:
v  Líquidos com sabor, como sucos, chás, água de coco ou leite;
v  Legumes e verduras;
v  Frutas ricas em água como melancia, melão, laranja, pêra, abacaxi, tangerina;
v  Gelatinas;
v  Sopas e caldos
Alterações e inclusões simples nos hábitos e rotina nutricionais do idoso podem melhorar bastante sua qualidade de vida, assim como de qualquer pessoa!


Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário