quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Por que é bom incluir probióticos na minha vida?


Recentemente o  termo probiótico ficou mais conhecido pela população em geral.  Pacientes que hoje começaram a receber  orientação de seu uso sabem que ele regula o intestino, auxilia no caso de diarréias e constipação - recuperação do trânsito intestinal, mas desconhecem uma série de outros benefícios que os probióticos trazem.
Lembremos que  os probióticos são alimentos não-digeríveis que exercem efeito benéfico no organismo por meio da estimulação da atividade de  bactérias benéficas no intestino, o que contribui para a saúde da microbiota (flora) intestinal . Manter o equilíbrio desta microbiota é muito importante, porém alguns fatores podem reduzir o número de bactérias benéficas e aumentar aquelas bactérias nem tão benéficas assim. Alguns fatores que desequilibram a flora são: alimentação desequilibrada, estresses, uso freqüente de antibióticos  ou algumas patologias.
Desta maneira,  o consumo de   algum probiótico, mesmo em pessoas com hábitos saudáveis,  possibilita, além do reequilíbrio da microbiota e a manutenção da saúde intestinal, auxiliar o melhor funcionamento e proteção ao intestinos dos pacientes que tomam  antibióticos, quimioterápicos, fungicidas, corticóides, antiinflamatórios, produtos oncológicos. No caso de pacientes  ou tenham intestino irritável (SII) , colites, doença de Chron, existem trabalhos científicos que comprovam a ação benéfica dos probióticos, pela regulação da permeabilidade da mucosa intestinal.  Podemos também citar o uso de probiótico no caso de indivíduos que estejam com o sistema imune deficiente , pois  regulando seu intestino, propicia-se  uma melhor resposta aos tratamentos médicos a que ele se submeter.
Finalmente, acresce-se que esse alimento funcional é de absoluta segurança, não apresentando efeito colateral de natureza grave, tanto do ponto de vista clínico como laboratorial, salvo em pacientes que se encontram em extremo cuidado hospitalar.
Converse com seu médico ou nutricionista e peça a eles a melhor forma e dosagem para  consumir probióticos.

Abs,
Equipe Moryba

Probióticos aplicações clínicas - nutricionista Anna Christina Castilho.
Revista Super Saudável – 2007 - Probióticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário