terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sustentabilidade : Como posso economizar o gás e eletricidade da cozinha?

Não tem como ! Falar de  sustentabilidade, além de muito atual é de suma importância para nos comprometermos na preservação dos recursos naturais do nosso planeta e do seu  futuro. Por isso , vamos dar continuidade ao tema, abordando algumas formas de economizar na cozinha, quando no  preparo de alimentos e  na utilização de fogão a gás, elétrico ou no forno de microondas.


Algumas dicas importantes ao usar seu  fogão  :

  • Aprenda a cozinhar ou dê preferência a utilizar  panela de pressão, no caso de alimentos que exijam mais tempo de cozimento. Além de ser muito mais rápido, pode-se   economizar até  70% do gás ou  energia – no caso dos fogões elétricos. Além disso, "os alimentos perdem menos propriedades já que as vitaminas suportam melhor temperaturas elevadas durante pouco tempo que temperaturas mais baixas durante um tempo prolongado” . O consumo de água também é menor quando se utiliza uma panela de pressão, pois ela  permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o vapor escapar, a não ser através de um orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão. Quando em uso, desenvolve-se uma pressão elevada no seu interior. Um dos segredos é abaixar o fogo quando a saída do vapor começa a fazer barulho na válvula. Isso é sinal de que o interior da panela está sob alta pressão e o fogo alto não adiantaria em nada o cozimento. 
  • Outra forma de economizar é tampar as panelas comuns enquanto cozinha ou ferve a água, para aproveitar o calor que se perde se estiver destampada.  Após a fervura, a água mantém a mesma temperatura, portanto, o fogo estar alto não faz com que o alimento cozinhe mais depressa. Abaixando o fogo você economiza até 30% do gás (ou energia) . Tampar a panela pode gerar uma economia entre 30% e 50%.
  • Ao cozinhar os alimentos, procure cortá-los ao máximo e usar a quantidade adequada de água (nunca a mais), para que o cozimento seja mais rápido. Alguns alimentos como feijão, soja, grão-de-bico,  podem ser deixados de molho durante uma noite, ficando assim mais macios e cozinhando mais depressa.
  • Deixe as bocas grandes do fogão para as panelas maiores. Nas menores, use as bocas pequenas que são mais econômicas.
  • Planeje o uso do forno. É necessário um gasto de gás muito grande para mantê-lo aquecido, portanto, procure deixar os alimentos para assar em um mesmo dia, sem desligá-lo entre um e outro.
  • Nos fogões a gás, sempre se certifique  de que está tudo em ordem com a mangueira e com o botijão, para garantir sua segurança e evitar desperdícios. O teste para saber se há vazamentos de gás é antigo e sempre funciona. Basta fazer uma espuma com a esponja e colocar sobre a boca do botijão. Se fizer bolhas, é porque há vazamento e deve ser solucionado imediatamente.
  • Preste atenção na cor da chama do seu fogão a gás . Se ela estiver amarelada, as bocas podem estar desreguladas ou sujas, o que causa um maior consumo de gás . Por este motivo, lave-as sempre com detergente e água fervente e use palito de madeira ou fios de nylon para a limpeza interna e desentupimento. Se necessário, chame um técnico para fazer os reparos necessários. A cor ideal  da chama é sempre azulada.
  • Escolha a panela do tamanho adequado para o que você deseja preparar. Usar panelas muito grandes faz com que o gasto do gás seja maior.
  • Durante o cozimento de alguns alimentos em água, seu vapor  pode ser aproveitado cozinhar legumes - o que é muito mais saudável. Para isso, você pode encaixar uma cestinha de metal com os legumes sobre a  panela do cozimento e terá legumes ao vapor em poucos minutos !
  • Forrar fogão com protetores de alumínio, além de evitar riscos e manchas , potencializa o aquecimento das panelas, direcionando o calor onde interessa. São vendidas  folhas de alumínio específicas para o fogão, já no formato adequado.
  • Ao assar alimentos que demandam maior tempo, cubra-os  com papel alumínio , pois o cozimento interno deles será mais rápido.
·         Se você quer comprar  um fogão, procure os   que possuam melhor aproveitamento de gás ou  que consumam menos energia elétrica. Para saber o consumo, basta checar o selo do Procel. Se decidir comprar fogão elétrico, lembre-se de que espirais tendem a ser mais baratas e eficientes do que placas sólidas ou de cerâmica. Se optar pela eletricidade, considere usar placas de indução, que são 30% mais eficientes que as tradicionais. Cada placa de indução tem uma chave e uma espiral indutora eletromagnética.  Quando uma panela é colocada sobre a placa, cria-se um campo magnético, que aquece a panela, mas não o fogão. O desperdício é pequeno, e o controle da temperatura é mais preciso.

    Importantíssimo para a sustentabilidade !
LEMBRE-SE QUE O GÁS DE COZINHA É NOCIVO AO MEIO AMBIENTE  E CONTRIBUI PARA O EFEITO ESTUFA, POIS É ORIGINADO DO PETRÓLEO. PORTANTO, O SEU USO DEVE SER CONTROLADO E EXIGE CUIDADOS POR SEGURANÇA.

Economizando com o  Microondas :

·        Planeje suas refeições, principalmente, os descongelamentos. Se você já sabe que vai ter que descongelar feijão, carnes ou peixes no dia seguinte, deixe-os descongelando naturalmente durante a noite, na pia ou mesmo dentro da geladeira
·        Microondas agem aquecendo partículas de água. Por isso, alimentos líquidos como sopas ou feijão esquentam muito mais rápido. Seguindo esse raciocínio, adicione uma pequena quantade de água à sua refeição e você economizará tempo e energia.
·        Nunca se esqueça: aparelhos em stand-by consomem até 15% da conta de luz!  Desligue o microondas da tomada sempre que não for usá-lo.
·        Cubra os alimentos com uma tampa apropriada; assim você aproveita o vapor quente que eles exalam durante o aquecimento e não suja seu microondas.
·        Utilize preferencialmente refratários brancos, que refletem o calor ao invés de absorvê-lo.
·        Ao adquirir um novo forno, atente à sua eficiência energética. Muitas vezes alguns reais a mais no ato da compra se tornam centenas de reais economizados ao longo dos anos.
Esperamos que essas dicas de sustentabilidade na cozinha tenham sido úteis.
Passe-as adiante ! Siga-as, simplesmente !  Um simples gesto seu de economia,  dia-a-dia , somadas às outras pessoas com esse senso responsável, farão o mundo muito melhor amanhã !

Abs,
Equipe Moryba

Fonte :
http://mudeomundo.com.br/dicas/como-economizar-energia-microondas/

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário