quarta-feira, 23 de maio de 2012

24 DE MAIO - DIA NACIONAL DO CAFÉ


Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data especial para ser comemorada: 24 de Maio, o Dia Nacional do Café, estabelecida pela Associação Brasileira das Indústrias de Café – ABIC. A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por toda a cadeia produtiva e pela pesquisa. Para saber de resultados da área de pesquisa, leia matéria sobre as tecnologias da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com o apoio e o financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Nesta data comemorativa, vamos lembrar algumas curiosidades sobre o café.
Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil é também o segundo maior mercado consumidor, só superado pelos Estados Unidos. Dados da Organização Internacional do Café (OIC), mostram que na safra de 2011 o Brasil respondeu por 32% das exportações de café em grão no mundo. No mesmo ano, o consumo per capita foi o maior já registrado no Brasil: 4,88 kg de café torrado, quase 82 litros para cada brasileiro.  No mundo, é também a segunda bebida mais consumida, perdendo somente para a água. Além do tradicional café coado ou filtrado, há também o pingado, cortado, latte, espresso ou cappuccino, além das combinações geladas da bebida. As variações em aroma, sabor e qualidade fez com que o café brasileiro conquistasse cada vez mais consumidores.
Hoje o café é considerado benéfico à saúde. Segundo informações divulgadas no site da Abic, estudos mostram que o café pode atuar na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson e de Alzheimer, apatia e depressão, obesidade infantil, diabetes tipo II, cálculos biliares e câncer de fígado. Também aumenta o estado de vigília do cérebro, diminui a sonolência e funciona como um antioxidante natural. O café ajuda, ainda, a inibir a predisposição ao alcoolismo e contribui para o emagrecimento, uma vez que a ação estimulante da cafeína aumenta o consumo de energia e, consequentemente, o gasto calórico.
Uma das mais recentes pesquisas diz que o consumo de três xícaras de cafés, normal ou descafeinado, por dia reduz em 10% o risco de adultos entre os 50 e os 71 anos de idade adquirirem doenças cardio-vasculares e respiratórias, de AVC, de ferimentos, de diabetes ou de infecções. Os resultados foram publicados na revista médica New England Journal of Medicine nem 17 de maio. Confira aqui
O hábito nacional de internacional de tomar café está cada vez mais ligado a momentos especiais, de encontro de pessoas, de prazer e troca de ideias. Nada melhor do que comemorar a data com amigos e familiares, seja em casa, no trabalho ou em uma cafeteria. Então aproveite o Dia Nacional do Café para fazer um bom café em casa. A barista Sulayne Shiratori dá algumas dicas: “Para coar, derrame um fio de água sobre o pó de modo a manter um nível constante. Não é bom encher o coador até a boca, muito menos ficar mexendo o pó umedecido com uma colher. Importante que aqueça a garrafa térmica com água quente antes de passar o café e fazer o mesmo com as xícaras ao servir. Açúcar ou adoçante ficam a gosto. Depois de servido, o café mantém sua complexidade por até 5 minutos. Na garrafa térmica, o café fica gostoso por até 30 minutos. E esquentar café jamais”, explica.
Para saber mais sobre café, visite as páginas na internet da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café.
Tenham todos um excelente Dia do Café!
Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF  
Fone: (61) 3448-1927
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br

Um comentário:

  1. Amoo café, hoje tenho mais motivos para toma-lo! rs

    Sempre bom saber

    :D

    ResponderExcluir