segunda-feira, 28 de maio de 2012

HOJE É DIA DO HAMBURGUER !


Quem pensou que o hambúrguer foi criado pelos americanos está redondamente enganado. Ele foi para os EUA na segunda metade do século 19, durante a Feira Mundial de Saint Louis ,trazido por levas de imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, por isso o seu primeiro nome foi hamburguer steak.   Era uma comida rústica. Os primeiros que a apreciaram nos Estados Unidos foram os marinheiros, que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam.
Mas como os alemães inventaram o hambúrguer
Historicamente foram os Tártaros (do Império Mongol) que introduziram na Europa, a técnica de moer carne dura e de má qualidade para torna-la mais digerível. A lenda diz que levavam carne crua embaixo da sela, na hora de comer, o bife já tinha se tornado uma pasta. O que se sabe é que foram eles que apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses, que ficaram com a fama de inventores da iguaria.
Quando os  americanos conheceram o Hamburguer, necessitavam de algum tipo de alimento rápido, adequado ao ritmo da explosão industrial do país. Somente em 1921 surgiu lá a 1ª cadeia de lanchonetes chamada White Castle, onde se vendia nela um hamburguer cozido no vapor e cheio de cebola.  Nos anos 30 surgiram os drive-ins. Pátios de estacionamento grandes e de fácil acesso substituíam a pequena área de serviço na calçada e garçonetes de patins serviam os motoristas. Em 1937, os irmão Dick e Maurice Mc Donald abriram uma loja dessas  na cidade de S. Bernardino, Califórnia e revolucionaram o mundo do fast food. Em 1948, a lanchonete foi reformulada, sem garçonetes servindo no carro, o objetivo era tornar mais familiar o ambiente, que era mais um ponto de encontro para adolescentes. No Brasil chegaram em 1952, com o 1° Bob’s em Copacabana, depois surgiu os Hot Dogs, em SP.
Nutricionistas advertem que tal alimento não deve se tornar a refeição básica diária, podendo trazer problemas de gastrite, úlcera e serem pobres em algum tipo de nutriente e devido ao seu alto teor de gordura, em média 30% , podem levar á obesidade.

Fonte: 

2 comentários:

  1. E contem também muito sódio para que se conservem por mais tempo, mas que coisa tudo que agrada ao paladar "faz demasiadamente mal" eu estava pensando nisso estes dias e cheguei a conclusão que é questão de hábito de cultura, pois crianças que habituam-se a comer legumes e verduras vão querer come-las sempre.

    Bacana saber da história por completo eu faço curso em técnico de alimentos e estes assuntos me interessam muito!

    Obrigada por partilhar!
    ótimo texto!

    Att.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo seu comentário, Aline. Ele nos estimula pesquisar assuntos diferentes e de interesse em nutrição. E sucesso no seu curso ! Abs, Equipe Moryba

    ResponderExcluir