quarta-feira, 11 de maio de 2011

Recomendações nutricionais para Diabetes mellitus


     Quando uma pessoa recebe do seu médico o diagnóstico de diabetes mellitus (DM), logo vem à mente que mudanças radicais, como cortar todo tipo de carboidrato da dieta, serão necessárias. Mas, o que de fato precisa mudar na dieta da pessoa com DM?!
     O raciocínio é simples: já vimos que para que nosso organismo trabalhe bem, todas as células precisam receber glicose (fornecida principalmente através de alimentos ricos em carboidratos, como pães, arroz e massas) e que a glicose entra nas células com a ajuda da insulina. Pois bem, quando a insulina não age adequadamente (como no DM), a glicose fica livre no sangue, fazendo aumentar a glicemia, o que não é bom para nosso organismo. E é com o objetivo de controlar essa quantidade de glicose livre no sangue que alimentos como pães, arroz, batata e massas normalmente são controlados na dieta do paciente com DM.
     Embora esse controle, de fato, deva ser feito, no geral, uma dieta equilibrada e saudável é suficiente para promover o controle do DM. O ideal é que o plano alimentar seja feito sob acompanhamento médico e nutricional, adequando horários de administração do medicamento aos horários das refeições e sempre levando em consideração a individualidade do paciente e suas necessidades nutricionais diárias.
     Alimentos como pães, arroz, batatas, massas e doces podem ser consumidos, desde alguns alterações sejam feitas: deve-se preferir sempre as versões integrais desses alimentos e sempre que possível, consumi-los acompanhados de vegetais e/ou outros alimentos ricos em fibras; evitar consumir na mesma refeição arroz e batata, arroz e macarrão, pão e batata, etc (evitar associar alimentos do grupo 1 da Pirâmide Alimentar); evitar doces e açúcar simples, o uso de adoçantes é seguro desde que não ultrapasse a recomendação de ingestão diária.
     O consumo de fibras (frutas, legumes, verduras, alimentos integrais e suplementos) também é recomendado, uma vez que reduz o esvaziamento gástrico, a digestão e absorção de glicose, favorecendo, portanto, o controle da glicemia.
     Já com relação às gorduras, assim como nas dietas que objetivam a perda de peso e o controle do colesterol, deve-se evitar as gorduras saturadas (de origem animal) bem como frituras em geral e alimentos industrializados ricos em gorduras, em especial a gordura trans. As gorduras devem ser evitas, pois, além de alterar o perfil lipídico e favorecer o aparecimento de doenças cardíacas, também atrapalham a ação da insulina durante a absorção da glicose.
     Outros alimentos como frutas, legumes, verduras e carnes em geral podem ser consumidos normalmente, pois não alteram a função da insulina e nem a utilização de glicose. Além disso, o consumo de água deve ser em torno de 8 a 10 copos por dia e as refeições devem ser feitas com um intervalo entre 2 e 4 horas, no máximo.
     Assim, a adoção de um plano alimentar saudável é fundamental no tratamento do DM. Com uma mudança no estilo de vida, que inclui também a prática de atividade física regular, a pessoa com DM é capaz de manter sua qualidade de vida sem sofrer com as complicações da doença.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Um abraço

Equipe Moryba

Nenhum comentário:

Postar um comentário